Search
Nederlands Nederlands English English Deutsch Deutsch Português Português Русский Русский Español Español

Viagem Roma Antiga – uma caminhada pelo Fórum Romano, no verdadeiro coração da cidade antiga, o (Foro romano) centro político, social e religioso

Viagem Roma

Viagem Roma Antiga. Nasce e se solidifica como centro político, religioso, jurídico, administrativo da cidade antiga. Entre as colinas Palatino, Capitólio e Quirinal que era pântano, foi saneada mediante a construção da célebre Cloaca Maxima, transformando-se assim em Forum ou seja em Praça.

As atuais condições em que se encontra o Fórum são devidas mais pela ação do tempo, do que aquela demolidora dos homens após a caída do Império Romano. 

Viagem Roma Antiga – Arco de Septímio Severo (209 d.c.)

Viagem Roma

Foi erguido, como diz a inscrição repetida na parte inferior e nas duas fachadas, pelo senado e povo romano, em homenagem a Septímio Severo e aos filhos Caracala e Geta. O nome foi agregado após a sua morte executada pelo irmão Caracala. Os quatro grandes painéis históricos que se encontram sobre os arcos laterais ilustram episódios das vitoriosas guerras empreendidas por Severo.

Viagem Roma Antiga – Templo de Antonino e Faustina (141 d.c.)

Foi erguido por decreto do Senado em memória a divindade Faustina, esposa de Antonino Pio. Após a morte do imperador, o templo foi dedicado também a ele. Na Idade Média transformado em uma igreja consagrada e a partir do séc. XII à São Lourenço em Miranda.

As estrias oblíquas que atravessam as pontas das colunas serviram para amarrar as cordas quando se tentou de abater o antigo monumento. Esta é uma singular prova do saqueio aos monumentos do Fórum Romano durante a Idade Média.

Viagem Roma Antiga – Templo de Júlio César (29a.c.)

Viagem Roma

Foi construído por ordem de Augusto em homenagem ao pai apoteose Julio Cesar. No vão encaixado no pódio permanece o núcleo de um altar circular, construído quase que certamente onde foi cremado o seu corpo. Próximo ao altar, Marco Antonio pronunciou o célebre discurso fúnebre:

Amigos! Romanos! Concidadãos! prestem ouvido; vim aqui para enterrar Cesar e nao para elogiá-lo! O mal que os homens praticam prolonga-se além das suas vidas, enquanto que o bem, muitas vezes é enterrado juntamente aos seus ossos.

Viagem Roma Antiga Caminhando pelo Fórum Romano 

Viagem Roma Antiga – Templo de Vesta

Viagem Roma

Fundado em época real, havia um projeto circular e reproduzido a primitiva cabana. Neste as virgens Vestais conservavam o fogo sagrado da vida da Urbe. As seis sacerdotisas escolhidas entre as mais nobres famílias romanas, eram obrigadas ao sacerdócio por 30 anos. Elas deviam obedecer ao voto de castidade e se por acaso desobedeciam, eram condenadas à morte, enterradas vivas. Os restos do templo remonta ao II sec. d.c.

Viagem Roma Antiga – Templo de Castor e Pólux (484 a.c)

Viagem Roma

Foi construído pelo ditador Aulo Postumio Albino, cumprindo uma promessa feita durante a batalha junto ao Lago Regilo em 499 a.c. e dedicado por parte do filho em 484 a.c.

Diz a lenda que nesta batalha os gêmeos Castor e Pólux guiaram os romanos a vitória contra os tarquínios e latinos.

Imediatamente depois de terem vindo a Roma, para dar notícia da vitória, foram vistos dando de beber aos seus cavalos na fonte Juturna.

E é nesses arredores que lhes foi dedicado o templo. (484 a.c.). A última reconstrução da época de Augusto (6 d.c.) pertencem as três colunas existentes que são das mais elegantes da antiguidade clássica.

Viagem Roma Antiga – Arco de Augusto

Foi erguido após a vitória de Azio. Em 19 a.c. após a reconquista do emblema dos  “Parti” foram acrescentados os dois arcos laterais. Nos painéis interiores destes arcos eram aplicados os Faustos Consulares melhor dizendo a lista dos Cônsules e Triunfadores.

Viagem Roma Antiga – Fórum de César (54a.c.)

Viagem Roma

O Fórum Romano tornou-se, após cinco séculos, insuficientemente para as necessidades políticas de Roma de maneira que Júlio César pensou em ampliar o centro político da cidade construindo um novo fórum monumental em 54a.c. desapropriando os caros terrenos aos pés do Capitólio. Aplainou-se a área criando um complexo adequado aos novos tempos.

Caminhando pelo Fórum Romano 

Foi iniciado em 54a.c. por Julio Cesar e terminado depois da sua morte, por Otaviano Augusto. No centro se podem ver as três colunas que pertenciam ao tempo de Vênus Progenitora erguido como ato de agradecimento à deusa por haver guiado à vitória de Farsalo.

Viagem Roma Antiga – Fórum de Augusto (2a.c.)

Com este Fórum, Augusto quis ampliar a área do Fórum Romano e do Fórum de César já lotada. E criar assim, um novo espaço para as multidões de todas raças e cores. Em que todas as partes do mundo romano confluem ao coração pulsante do império. Foi erguido para comemorar a vitória alcançada por Filipe no ano 42 a.c. sobre os conspiradores Brutus e Cássio, assassinos de Júlio César, mas foi contemplado e inaugurado somente 40 anos depois em 2a.c.

Viagem Roma Antiga – Os templos de Vesta e da Fortuna Viril

Viagem RomaInício do séc. II a.c. Na realidade aquele redondo é dedicado à Hércules Olivarius, deus padroeiro dos comerciantes de óleo.

É o mais antigo exemplo de templo em mármore conservado em Roma.

O outro retangular, dedicado à Portunus divindade protetora do porto fluvial.

E’ um dos edifícios mais bem conservados de Roma, perfeito nas formas e linhas, exemplo raro de arquitetura greco-itálica.

 Viagem Roma Antiga – Templo de Apolo Sosiano e Beluna

O templo de Apolo médico foi erguido no ano 431 a.c. reconstruído na forma atual em 34a.c. pelo Cônsul C. Sosius de onde o nome. Nesse templo o Deus Apolo era venerado pelos seus poderes curativos. A cela era adornada de estátuas e pinturas. Reunia frequentemente o Senado. A direita do templo de Beluna, divindade romana, conexa com a guerra. Foi construído por Ápio Cláudio o cego, no ano 296 a.c. A esquerda se entrevê o Teatro de Marcelo do ano 11 a.c.

 

Transfer em Roma Especializado

Para que você faça este passeio sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, nós sugerimos a contratação de um motorista particular que também servirá como guia durante todo o passeio. Temos van com motoristas (e guias) durante todos os dias do ano prontos para te receber no aeroporto ou no hotel e te levar para desbravar esta região maravilhosa!

 

Surpreendentemente outros Roteiros muito requisitados

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Roma Turismo – Os lugares mais românticos na Cidade Eterna, absolutamente imperdível!

Viagem para Roma Dicas de Lugares imperdíveis para conhecer em um bate-e-volta!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Viagem para Veneza – Uma das cidades mais emblemáticas do mundo, rodeada de bistrôs, ruas estreitas e antigas vias fluviais

Passeio de Gondola em Veneza – Um passeio pela cidade onde as ruas são água e os carros são barcos

Hoteis em Veneza – Como descobrir os melhores e luxuosos, com o máximo de comodidade e conforto

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Roteiro Costa Amalfitana 4 dias – uma viagem dos sonhos em um dos lugares mais incríveis da Itália

Costa Amalfitana roteiro para os que gostam de lindas praias em um deslumbrante litoral!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Italia

Sardenha Dicas de excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer

Viajar para a Itália – A neve nesse País trazem algo no ar que não se pode descrever em palavras!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Roteiro para Italia – a bela região do Val d’Orcia na Toscana: Montalcino, Montepulciano, Pienza e vinicolas

Toscana de Carro – faça uma viagem inesquecível, atravessando uma das regiões mais bonitas do mundo