//
Search
Nederlands Nederlands English English Français Français Deutsch Deutsch Português Português Русский Русский Español Español

Passeio de Gondola em Veneza – Um passeio pela cidade onde as ruas são água e os carros são barcos

Passeio de Gondola em Veneza

Passeio de Gondola em Veneza. Em tempos da República de Veneza, andar de gôndola era perfeitamente normal. As gôndolas eram adornadas pelas nobres famílias com decorações, pinturas, ornamentos dourados, flores. Gastavam uma verdadeira fortuna para demonstrarem seu poder e riqueza por meio de sua gôndola.

A mania de ostentação acabou depois que uma lei do Senado, entre os séc XV e XVI definiu que todas as gondolas deveriam ser pretas e proibiram as decorações exageradas, padronizando assim o meio de transporte.

Fazer o gondoleiro não é para todos: é uma profissão que é passada de pai para filho, sistema de castas, que continua ao longo do tempo para manter a tradição.

Passeio de gondola em Veneza standard de gondola, com duração de cerca meia hora, custa cerca de 80 euro, enquanto que se for feito ao pôr do sol (ou à noite) o preço é de cerca de 100 euro … a beleza de Veneza com o pôr do sol se paga caro, bem como a paz de seus canais.

O preço não é por pessoa, mas dividido entre 6 que, no máximo, pode subir na gondola ao mesmo tempo. 

Quanto custa um passeio de gondola em Veneza?

Passeio de Gondola em Veneza

É difícil descrever as rotas, uma vez que Veneza tem cerca 250 canais.

O tour depende muito do ponto de partida, mas em qualquer caso, listamos passeios passando pelas principais atrações, como a Ponte dos Suspiros e do Rialto.

Os gondoleiros são alocados em 10 pontos (chamado Stazio): em frente ao hotel Danieli, na Piazza San Marco, na Punta della Dogana, na Bacia de Orseolo, perto do Hotel Bauer, na S. Maria del Giglio, na S. Tomà, no Rialto, na S. Sofia e perto da estação.

Certamente, conhecem os canais como a palma da mão. Os itinerários são projetados para tentar dar uma visão de Veneza e de seus canais de outro ponto de observação, da água, mas a pedido você pode concordar o passeio que deseja fazer.

Apresento o chamado “itinerário standard” que normalmente os gondoleiros propõem.

Itinerário saída do stazio Danieli ou Molo (Piazza San Marco)

Passeio de Gondola em Veneza

Percorremos ao longo do rio del Palazzo passando sob a famosa Ponte dos Suspiros (turistas acreditam que passando sob a ponte apenas casado, é um bom presságio … nós sabemos muito bem que é chamado de “suspiros” por razões nada romântica!).

O passeio continua em direção ao rio di Santa Maria Formosa e ao rio di San Severo para concluir na Bacia de San Marco.

Itinerário saída do stazio Dogana

Passeio de Gondola em Veneza

Se percorre ao longo do Grande Canal, passando de frente a Basílica de Nossa Senhora da Saúde e, posteriormente, na frente de Ca’ Dario até ao Museu Guggenheim.

Por fim, prosseguimos por canais menores, passando perto do Teatro da Ópera della Fenice, da casa de Mozart, da Igreja de S. Moise e do Hotel Palazzo Bauer.

Passeio de Gondola em Veneza 

Itinerário saida do stazio Trinità

Passeio de Gondola em Veneza

Do Campo San Moisè passamos pelo rio dei Barcaroli, que está construída a casa de Mozart. E, logo depois continuamos pelo rio dei Scoacamini até o rio San Salvador. Chegamos, em seguida, ao Grande Canal e a Ponte Rialto.

Prosseguimos, uma vez que, ao longo do canal e entramos no rio S. Luca em direcção ao Campo Manin.

Itinerário saída do stazio Santa Maria del Giglio

Passeio de Gondola em Veneza

Da Santa Maria del Giglio entramos no Grande Canal em direção a Ponte da Academia, onde admiramos o Palazzo Barbaro. Logo depois, chegamos a Ca’ Corner e a “casetta” vermelha de D’Annunzio. Passando pelo Teatro La Fenice, através do Rio di Verona e do Rio dei Barcaroli.

Do rio San Moisè saimos no Grande Canal em frente à Basílica de Nossa Senhora.

Passeio de Gondola em Veneza

Itinerário do stazio de San Tomà

Percorrendo o Rio San Paolo atravessamos pequenos canais internos. Logo depois voltar no Grande Canal, onde podemos ver o Palazzo Barbaro e o Palazzo Corner Spinelli, além do Palazzo Pisani Moretta.

Itinerário do stazio da Bacia Orseolo

Passeio de Gondola em Veneza

Da Bacia Orseolo você se perde entre os pequenos canais menores, Rio dei Barcaroli, Rio dell’Ovo e, em seguida, entra no Grande Canal.

Ponte di Rialto e palácios como Ca’ Farsetti Rialto, por exemplo, fazem parte do tour. Até o Palazzo Grimani, o maior palácio no Grande Canal.

Última parada, por fim, Rio San Luca, onde está o Palazzo Manin, sede do último Doge de Veneza, Ludovico Manin.

Seja como for o passeio de gondola em Veneza que você escolher, que seja regular ou privativo, acredito que a experiência desse passeio de gondola não se deve limitar ao traghetto de uma margem a outra no Grande Canal.

O uso da gondola faz parte da história e, seja como for, é inegável que representa um dos momentos mais emocionantes que se possa viver em Veneza.

 

Passeio de Gondola em Veneza – Transfer Especializado

Para que você faça este passeio de gondola em Veneza sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, nós sugerimos a contratação de um motorista particular durante todo o passeio. Temos van com motoristas (e guias) durante todos os dias do ano prontos para te receber no aeroporto ou no hotel. Desbravamos esta cidade maravilhosa!

 

Surpreendentemente outros Roteiros muito requisitados

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Roma Turismo – Os lugares mais românticos na Cidade Eterna, absolutamente imperdível!

Viagem para Roma Dicas de Lugares imperdíveis para conhecer em um bate-e-volta!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Viagem para Veneza – Uma das cidades mais emblemáticas do mundo, rodeada de bistrôs, ruas estreitas e antigas vias fluviais

Passeio de Gondola em Veneza – Um passeio pela cidade onde as ruas são água e os carros são barcos

Hoteis em Veneza – Como descobrir os melhores e luxuosos, com o máximo de comodidade e conforto

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Roteiro Costa Amalfitana 4 dias – uma viagem dos sonhos em um dos lugares mais incríveis da Itália

Costa Amalfitana roteiro para os que gostam de lindas praias em um deslumbrante litoral!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Italia

Sardenha Dicas de excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer

Viajar para a Itália – A neve nesse País trazem algo no ar que não se pode descrever em palavras!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Roteiro para Italia – a bela região do Val d’Orcia na Toscana: Montalcino, Montepulciano, Pienza e vinicolas

Toscana de Carro – faça uma viagem inesquecível, atravessando uma das regiões mais bonitas do mundo