//
Search

Passeios em Roma: 5 lugares incríveis para conhecer quando estiver na Itália

Passeios em Roma

Passeios em Roma: Visitar na Cidade Eterna. Quer descobrir lugares desconhecidos, mais extraordinário para visitar em Roma? Aqui você não vai encontrar os habituais monumentos e lugares com desconto para turistas, mas uma seleção cuidadosa dos mais inusitados e divertidos lugares para ver em Roma pelo menos uma vez na vida.

Atenção: Se você é de Roma, ler este artigo te fará olhar com novos olhos os lugares onde passe todos os dias. E, que nunca teve a paciência de observar com interesse. Se você vem em Roma como turista vai lhe presentear a descoberta de lugares realmente fantásticos, diferentes das habituais atrações turísticas da capital …

Passeios em Roma  – A Sopeira de Corso Vittorio

Passeios em Roma

Onde já se viu uma fonte com opêrculo???

Em Roma é possível, ou seja, que um Papa para preservar um monumento da negligência da cidade decide de cobri-lo com um opérculo de mármore.

Os romanos reagem ao afronto rebelando (e não vice-versa, eh!) chamando-a de “sopeira” em tom bastante humorístico!

Na verdade, esta fonte que surge, hoje, abaixo do nível da rua Corso Vittorio, era originalmente situada em Campo de’ Fiori. Mas nos dias de mercado, os comerciantes usavam a fonte para lavar frutas, legumes, peixe e assim por diante!

Num certo ponto, Gregory XV considera o fato tão ultrajante que resolve mudar para outro lugar! É por isso que decidiu, cobrir completamente com o curioso opêrculo! A sopeira foi removida e, em seguida, colocada no lugar onde está hoje, longe de tal assédio …

Passeios em Roma – Fonte com a Bola de Canhão na Viale Trinità dei Monti 

Passeios em Roma

Como existe uma bala de canhão no meio de uma fonte na Viale Trinità dei Monti???

Vou te contar imediatamente o que diz a lenda, a este respeito!

Parece que uma manhã, Cristina di Svezia caminhava para frente e para trás no Castel Sant’Angelo entediada, sem saber o que fazer.

Em um certo ponto tem uma iluminação: ir a caça! Mas não podia certamente ir sozinha na floresta, portanto, tinha que convidar alguém. 

Como proceder em tempo rápido?

Simples, disparando uma bala de canhão na direção da Villa Medici. A fim de acordar o anfitrião e fazê-lo participar da caça (como testemunha, se encontra uma mancha no portal de bronze).

Segundo você, como reagiu??? Estranhamente ele decidiu de recuperar a bola de canhão e colocá-la no centro da fonte em frente a sua residência! Vai entender!

Passeios em Roma – O Quadro Motorizado de Rubens

Passeios em Roma

Você sabe que há uma igreja em Roma, cujo retábulo é uma estrutura motorizada?

Se trata da Igreja de Santa Maria em Vallicella. Que abriga a ícone milagrosa da Virgem: parece que, num passado distante, ela sangrou. Em um certo ponto, esta ícone começou a deteriorar-se pelo tempo, e por isso, foi necessário protegê-la de alguma maneira.

Decidiu-se encomendar a Rubens um retábulo que poderia ser estudada como “invólucro” da mesma.

Passeios em Roma: 5 lugares insólitos para você conhecer dessa vez

Somente Rubens poderia pensar em criar uma espécie de frame “motorizada”. A fim de fazer descer e subir sua pintura para ocultar ou mostrar a famosa Virgem. Hoje, podemos assistir a este curioso ritual. Após a missa no sábado à tarde, quando o sacristão com o controle remoto decidi a “troca da guarda”!!!

Passeios em Roma – Relógio de Água do Pincio 

Passeios em Roma

O relógio de água do Pincio é um belíssimo hidro-cronômetro. Unico no mundo colocado em um jardim público, que atrai todos os dias muitos turistas e curiosos da Itália e do exterior.

Esta verdadeira obra de arte funciona seguindo o mecanismo de relógio de pêndulo simples. Carregado a partir da água que flui na área abaixo.

O toque também, funciona da mesma maneira, graças ao enchimento alternado de dois recipientes de água.

Encontra-se na Viale dell’Orologio em Roma, no jardim de Villa Borghese, no Pincio (sob a colina Pinciano), ao norte do Quirinal.

O relógio é colocado em uma pequena ilhota no meio do lago. Inserido em uma torre de estilo rural e decorada com tema floresta, graças aos troncos de ferro fundido. Tem quatro quadrantes que pode ser visto de todas as direções.

Passeios em Roma

Para chegar é bem fácil. Partindo da Piazza del Popolo a pé, caminhada direto leva pelo menos 9 minutos, pegando a Viale Gabriele d’Annunzio. Na estação Termini pega o metrô em direção Battistini. Desce depois de três paradas, na estação Espanha e, em seguida, a pé o resto do caminho.

Por certo, há uma curiosidade relativa ao relógio. Depois de ter trabalhado bem durante muitos anos, o relógio parou. E, todas as tentativas de colocá-lo novamente afixada foram inúteis. O projeto desta inegavelmente hidráulica permaneceu na cabeça de seu inventor. Em 2007, logo após um novo projeto, o relógio de água do Pincio recomeçou a funcionar.

A história deste relógio começa com o desenho de Giovanni Battista Embriaco. Construída em 1873. No mesmo ano, o arquiteto Ersoch realizou a ambientação, colocando-o no lugar onde está hoje.

O relógio pode contar muitas histórias e anedotas. Porque ele foi, e continuará a fazer parte integrante da vida romana. Reis e rainhas, nobres e cardeais, mas também pessoas comuns passaram para admirar esta maravilha.

Passeios em Roma – Anamórfico do Convento de Trinità dei Monti

Passeios em Roma

No piso superior do convento de Trinità Dei Monti, você pode visitar um claustro. Onde se vê extraordinários e raros afrescos anamórficos, como resultado de pesquisa sobre a perspectiva. 

O princípio da perspectiva é projetar a linha de visão para apresentar uma imagem como ela pareceria ao observar de uma determinada distância. 

A técnica produz uma imagem deliberadamente distorcida, que aparece em sua verdadeira forma se refletida em um certo tipo do espelho ou vista de um ângulo predeterminado.

A primeira anamorfose, pintada em grisalha, retrata São Francisco de Paula em oração, ajoelhado sob uma árvore, uma imagem que pode ser vista do final do corredor.

Se você ficar diretamente em frente ao afresco, a figura do santo desaparece. Recompondo como uma paisagem marinha em uma baía cercada por colinas. Um porto pode ser visto, bem como torres, vegetação e várias figuras. A cena é pensada para ser a região de Calábria onde o santo viveu.

Estas são surpreendentemente peças extraordinárias de trabalho e vale a pena aproveitar a oportunidade de pagar uma visita ao convento para vê-los se você estiver em Roma.

 

Passeios em Roma – Transfer Especializado

Para que você faça este passeio sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, nós sugerimos a contratação de um motorista particular durante todo o passeio. Temos van com motoristas (e guias) durante todos os dias do ano prontos para te receber no aeroporto ou no hotel. te Desbravamos esta cidade maravilhosa!

Surpreendentemente outros Roteiros muito requisitados

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Roma Turismo – Os lugares mais românticos na Cidade Eterna, absolutamente imperdível!

Viagem para Roma Dicas de Lugares imperdíveis para conhecer em um bate-e-volta!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Viagem para Veneza – Uma das cidades mais emblemáticas do mundo, rodeada de bistrôs, ruas estreitas e antigas vias fluviais

Passeio de Gondola em Veneza – Um passeio pela cidade onde as ruas são água e os carros são barcos

Hoteis em Veneza – Como descobrir os melhores e luxuosos, com o máximo de comodidade e conforto

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Roteiro Costa Amalfitana 4 dias – uma viagem dos sonhos em um dos lugares mais incríveis da Itália

Costa Amalfitana roteiro para os que gostam de lindas praias em um deslumbrante litoral!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Italia

Sardenha Dicas de excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer

Viajar para a Itália – A neve nesse País trazem algo no ar que não se pode descrever em palavras!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Roteiro para Italia – a bela região do Val d’Orcia na Toscana: Montalcino, Montepulciano, Pienza e vinicolas

Toscana de Carro – faça uma viagem inesquecível, atravessando uma das regiões mais bonitas do mundo