//
Search

Turismo em Roma: visitando lugares sagrados presentes na capital!

Turismo em Roma

Turismo em Roma. A capital da Itália é uma viagem ao tempo com edificações com milhares de anos, ruas de pedra, monumentos esplêndidos e incríveis museus.

Roma é um inegavelmente deleite para todo e qualquer turista. E, não é por acaso que, a cidade está entre as 20 mais visitadas do mundo. Vamos começar nosso itinerário religioso em Roma!

Turismo em Roma – São João de Latrão (San Giovanni in Laterano)

Turismo em Roma

Primeiramente, a arquibasílica de São João de Latrão, assim também chamada de “mãe de todas as igrejas”, é uma das quatro basílicas papais de Roma junto com São Pedro, São Paulo Fora dos Muros e Santa Maria Maggiore faz parte de um grande complexo monumental que inclui o grande obelisco, o Palácio de Latrão e o Santuário da Escada Santa.

Uma vez que, diz a lenda de origem medieval que é a mesma escada que Jesus subia e foi trazida a Roma por Santa Helena, a mãe do Imperador Constantino no ano 326. Importante: só pode ser subida de joelhos.  

Considerada, por certo, uma das obras-primas de Borromini, esta magnífica catedral, fundada entre 311 e 312 d.C. pelo Papa Melquíades, num terreno oferecido pelo então Imperador Constantino, situada na colina Célio, é sem dúvida um imperativo para turistas e peregrinos de todo o mundo.

Vamos descobrir!

Horário: todos os dias das 7:00 às 18:30

Horário Claustro: das 09:00 às 18:00 – custo: € 2,00  

Horário Museu da Basílica: das 10:00 às 17:30.

Turismo em Roma – Basílica de São Clemente

Turismo em Roma

Perto dali, ao longo da Via de San Giovanni in Laterano, chega-se à Basílica de São Clemente, uma das mais interessantes e antigas basílicas de Roma.

Descobre-se 2000 anos de história quando se visita a Basílica de San Clemente!

Admiramos os espetaculares mosaicos e afrescos! Surpreendentemente!!!

Uma viagem de volta no tempo para explorar a basílica do século IV e, em seguida, descer para o mundo de Roma do séc. I onde ainda há um templo pagão!

Certamente séculos de arte e história esperando para serem descobertos!

A Basílica de San Clemente conserva um importante testemunho para o estudo da língua italiana. É o afresco do “Leggenda di Sisinno”, datado entre 1084 e 1100, que conta um milagre de San Clemente. Um pagão, Sisinno, ele queria vingar de Clemente, culpado por ter feito sua esposa se converter ao cristianismo. Três escravos são instruídos a levá-lo, algemado, para a execução. Mas eles percebem que o prisioneiro é retornado livre; seu lugar foi tomado por uma pesada coluna de pedra.

Turismo em Roma – Roteiro Turístico Religioso na Itália

No afresco, que alguns estudiosos têm comparado a um ancestral dos desenhos animados, as palavras do vernáculo são faladas por Sisinno; moral definitiva de Clemente é em latim. É principalmente importante, tanto do ponto de vista linguístico quanto do social. Podemos ver, de fato, o germe da distinção entre a língua latina, usada por homens da Igreja, e o vernáculo usado pelas classes mais baixas.

Turismo em Roma – Basílica de São Pedro in Vincoli

Turismo em Roma

Passando o Coliseu o passeio continua em direção à Praça Esquilino. Antes que você possa ver o pórtico da Basílica de São Pedro in Vincoli.

(aberta todos os dias das 08:00 às 12:30 e das 15:00 às 18:00).

Na entrada, ao lado direito, você encontra a grandíssima escultura de Moisés de Michelangelo. Inicialmente era destinada ao mausoléu de Júlio II que nunca foi finalizado.

Por causa de divergências entre o Papa e Michelangelo, o trabalho destinado a Basílica de São Pedro foi colocado em San Pietro in Vincoli. Julius II foi completamente absorvido pela reconstrução de São Pedro e tinha arquivado a idéia do mausoléu.

Os chifres na cabeça de Moisés iriam surgir a partir de uma tradução incorreta do Livro de Êxodo. Onde Moisés teria dito que, como ele desceu do Sinai, tinha dois raios em sua testa. O “karan” judaico ou “karnaim” – “raios” – podem ter sido confundidos com “Keren” – “Chifres”.

Turismo em Roma 

De acordo com muitos críticos esta foi uma das obras favoritas de Michelangelo que considerava extremamente realista. Crônicas dizem que o artista completou o trabalho, bateu nela e ordenou que ela falasse. 

Recentemente, uma equipe de pesquisadores da Universidade “La Sapienza” de Roma para tentar de demonstrar quanta emoção despertava a grande beleza. Ligada a uma obra-prima, mediam a atividade cerebral dos visitantes durante a observação de Moisés de Michelangelo.

Na minha opinião é o melhor artista em absoluto!

Santa Maria Maggiore

Turismo em Roma

A poucos passos se chega na frente de Santa Maria Maggiore (aberta todos os dias das  7:00 às 18.45), a Basílica patriarcal melhor conservada. Apesar da excelente reforma realizada no séc. XVIII do lado de fora, é no seu interior que se encontra as ideias mais artísticas, das quais fazem parte, por exemplo, os mosaicos que permanecem a imagem mais reconhecível.

A Basílica de Santa Maria Maggiore é a mais importante das igrejas romanas dedicadas à Virgem Maria e é também a mais bem preservada. Localizada em cima do Monte Esquilino é a única a ter preservado a estrutura dos primeiros cristãos primitivos.

Foi construída sobre uma igreja anterior, graças ao financiamento de um patrício romano rico John. Diz a lenda que John, juntamente com sua esposa, não tendo filhos, decidiu dedicar uma igreja à Virgem Maria que apareceu a eles em um sonho na noite entre segunda-feira 4 e terça-feira, 5 de agosto de 352 d.C.

Na noite de 5 de agosto do ano de 358, no auge do calor de verão, caiu neve no lugar onde a basilica seria posteriormente construida. Nossa Senhora apareceu em sonho ao papa Libério e pediu a ele que erguesse uma igreja onde a neve caisse.

O Milagre da Neve é relembrado anbualmente desde 1983 por meio um espetaculo de som e luz, no qual a neve é representada por uma chuva de pétalas brancas lançadas do teto sobre o hipogeu.

Turismo em Roma – Basílica de Santa Cecília em Trastevere

Turismo em Roma

Por fim, cruzando o Rio Tibre (fiume Tevere) você vai visitar a Basílica de Santa Cecília em Trastevere, (aberta todos os dias das 09:30 às 13:00 e das 16:00 às 18:30). Localizada no coração de um dos bairros de mais glamour de Roma.

A tradição conta que a igreja foi construída no século V sobre a casa de Cecília mártir, morta na época de Marco Aurélio, entre os séculos XII e XIII. Totalmente reconstruída pelo Papa Pascoal I. Com uma varanda, uma torre de sino, um convento claustro. Foi restaurada posteriormente pelo Cardeal Francesco Acquaviva em 700, passando a obra a Ferdinando Fuga, a quem devemos o prospecto monumental na praça.

 

Transfer em Roma Especializado

Para que você faça este passeio sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, nós sugerimos a contratação de um motorista particular que também servirá como guia durante todo o passeio. Nossos transfers operam de acordo com a sua necessidade, para transferí-lo ao seu destino especificado. Os veículos podem ser de qualquer tipo ou tamanho, dependendo do número de pessoas. Podemos atender a viajantes individuais ou grupos para desbravar esta cidade maravilhosa!

 

Turismo em Roma 

 

Surpreendentemente outros Roteiros muito requisitados

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Roma Turismo – Os lugares mais românticos na Cidade Eterna, absolutamente imperdível!

Viagem para Roma Dicas de Lugares imperdíveis para conhecer em um bate-e-volta!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Viagem para Veneza – Uma das cidades mais emblemáticas do mundo, rodeada de bistrôs, ruas estreitas e antigas vias fluviais

Passeio de Gondola em Veneza – Um passeio pela cidade onde as ruas são água e os carros são barcos

Hoteis em Veneza – Como descobrir os melhores e luxuosos, com o máximo de comodidade e conforto

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Roteiro Costa Amalfitana 4 dias – uma viagem dos sonhos em um dos lugares mais incríveis da Itália

Costa Amalfitana roteiro para os que gostam de lindas praias em um deslumbrante litoral!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Italia

Sardenha Dicas de excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer

Viajar para a Itália – A neve nesse País trazem algo no ar que não se pode descrever em palavras!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Roteiro para Italia – a bela região do Val d’Orcia na Toscana: Montalcino, Montepulciano, Pienza e vinicolas

Toscana de Carro – faça uma viagem inesquecível, atravessando uma das regiões mais bonitas do mundo