Search

Dicas de Passeios em Roma – 7 Extraordinarias Opções de Excursão

Passeios em Roma

Dicas de Passeios em Roma – 7 Extraordinarias Opções de Excursão. Jornada FAI Primavera, evento histórico do Fundo Ambiental Italiano-FAI, envolve 380 cidades italianas. Um festival, agora em sua 25ª edição, dedicado ao patrimônio cultural e oportunidade, especialmente para os mais curiosos, para descobrir lugares normalmente fechadas ao público. 

Igrejas, vilas, aldeias, palácios, sítios arqueológicos, castelos, jardins, arquivos históricos: há mais de 900 lugares abertos com visitas gratuitas em todas as regiões, graças aos esforços das delegações e aos voluntários da FAI.

Tesouros como, Fori Imperiali, o Parque de Villa Gregoriana em Tivoli, Villa do Priorato de Malta, e muitos outros lugares cheios de história e maravilhas arquitetônicas, com afrescos, tapeçarias, estátuas, pinturas e vistas panorâmicas  e evocativas.

Para descobrir todos os 900 lugares abertos na Itália você pode clicar aqui

, indicar o local e escolha na lista o evento que mais lhe interessa. Caso contrário, você pode baixar o pdf com todas as aberturas, dependendo da região de interesse. Preste atenção aos horários e condições de visita, que pode variar dependendo se são ou não membros da FAI.

Você já escolheu um lugar para visitar? Eu ainda estou indeciso!

Selecionamos sete opções extraordinárias na Cidade Eterna por ocasião da FAI Primavera. Aqui está a lista:

I Fori Imperiali: desde Colonna Traiana ao Foro della Pace

Passeios em Roma

Uma “caminhada” dentro dos Fóruns Imperiais, normalmente fechado ao público, para andar em meio século de história, desde 46 a.C (Fórum de César, o primeiro dos Fóruns Imperiais) até o século II (Fórum de Trajano, última e mais grandiosa).

Horário: Das 10 às 18 horas.

Dicas de Passeios em Roma – Parque Villa Gregoriana

Passeios em Roma

São 9 datas, na companhia de um paisagista para aprender histórias e fascínios do Parque Villa Gregoriana em Tivoli (Roma) e descobrir o imenso número de árvores e flores. A Villa Gregoriana é um parque pertencente ao Fundo Ambiental Italiano (FAI).

É conhecida principalmente pela Grande Cascata e pela acrópole, destino certo dos Grand Tours românticos em meados do séc. XVII. O rio Aniene supera o vale, e nos períodos de cheia eram constantes as inundações em Tivoli, assim, o papa Gregorio XVI foi quem comandou trabalhos de desvio do rio resolvendo o problema e transformando toda a área em um parque.  

Dicas de Passeios em Roma – 7 Extraordinarias Opções de Excursão

É interessante dentro do parque encontramos diversos tipos de arquitetura, visto que o território foi transformado em parque e não construído assim.

Graças às Jornadas da FAI poderemos visitar uma das vilas mais sugestivas de Roma e, também um dos segredos para os romanos, a Villa del Priorato dei Cavalieri di Malta, com o famoso buraco da fechadura (Buco della Serratura), que se encontra no bairro Aventino, logo ali pertinho do Circo Máximo.

Dicas de Passeios em Roma – Villa del Priorato di Malta

Passeios em Roma

Em cima da colina, após ter passado o jardim das laranjas (Giardino degli Aranci) e pelas igrejas de Santa Sabina e Santo Alessio, ao lado da igreja de Santo Anselmo, encontra-se a ampla Piazza dei Cavalieri di Malta.

Graças à generosa doação da Ordem, podemos admirar a criatividade e inventividade de Giovanni Battista Piranesi.  Não só pela maravilhosa praça, mas também pela Igreja de Santa Maria do Priorado, antiga sede dos Templários.  Convento foi passado para o Priorado de Jerusalém no final do séc. XV, e várias vezes restaurada e ampliada.

Horário: sábado e domingo, das 10 às 18 horas (última entrada 17h30)

Dicas de Passeios em Roma – Antiga cidade de  SATRICUM – Acrópole

A exposição de “Satricum: escavações e descobertas” foi criada pela universidade de Amsterdam, em colaboração com o Ministério do Patrimônio, da Cultura e do Turismo e da Superintendência do Patrimônio Arqueológico Lácio, na velha ferragem Papal de Borgo Le Ferriere.

O ambiente é excepcional, antigo estabelecimento de restauração de ferragens industriais do Vaticano. A cidade de Satricum foi o primeiro lugar onde encontraram artefatos arqueológicos relacionados com o povo da Volsci, anteriormente conhecido apenas através de traços literários.

Dicas de Passeios em Roma

A mostra apresenta alguns dos artefatos descobertos durante os 36 anos de escavações arqueológicas da universidade holandesa, que descobre a antiga cidade latina, famosa na antiguidade pelo santuário da deusa do amanhecer Mater Matuta. 

A exposição oferecerá também aos visitantes, uma visão ampla dos diferentes aspectos da existência deles do século IX a.C até os tempos romanos. Acrópole com os restos do grande templo da deusa, Mater Matuta. Recentemente, a universidade de Amsterdam identificou a estrada sagrada que leva ao templo e ao empório ligado a ela. O templo tem várias camadas: uma cabana sagrada do séc. IX a.C até o último grande templo que permaneceu até o primeiro século a.C.

Dicas de Passeios em Roma – Monumental Complexo “Palazzo Caetani”

Passeios em Roma

A Fundação “Camillo Caetani de Sermoneta” é uma das três fundações que leva o nome da antiga família originalmente do sul da regiao Lácio.

Foi criado em 1956 por Roffredo Caetani, que queria dedicá-lo à memória de seu único filho morto em Albânia em 1940, com apenas 25 anos.

Pelo estatuto trata da conservação e restauração de seu notável patrimônio artístico, livros e especialmente arquivo.

Mais de 5.000 pergaminhos que datam do séc. X-XVII. Duzentos mil documentos em papel de várias naturezas.

Plantas e mapas das áreas Pontine, uma rica coleção de manuscritos, com textos literários de grande valor, incluindo o início Codex Caietanus do século XV, que contém o texto da Divina Comédia.

Horário: das 10 às 18 horas

Dicas de Passeios em Roma – O museu histórico da Arma e Engenharia

Passeios em Roma

 

O museu histórico da Arma e Engenharia contém a história da engenharia militar e civil, desde os balões de ar quente ao primeiro aéreo a modelos de pontes para estradas.

O museu ocupa todo o andar térreo do edifício, cerca de 4.400 metros quadrados de superfície, e tem a tarefa de testemunhar a íntima ligação que sempre existiu entre sociedade civil e a militar em todas as áreas da engenharia e da arquitetura.

 

Organizado em duas salas de Honra: a primeira diz respeito ao engenheiro em todas as suas especialidades, aquele do tempo de paz, que se formaram durante a guerra e que evoluíram ao longo do tempo para se tornar autônomo.

A segunda seção é dedicada à Engenharia Militar nas várias guerras que ocorreram desde o Reino da Sardenha ao governo italiano, até o final da Segunda Guerra.

Horário: das 10 às 18 horas

Dicas de Passeios em Roma – Palazzo Boncompagni-Corcos

A visita ao Palácio oferece a oportunidade de traçar a história romana do Barroco em diante. Atrás do Oratório de São Filippo Neri a sóbria estrutura arquitetônica do palácio, com vista para a histórica Praça do Relógio. Para celebrar a família judia de ricos comerciantes Corcos, que na época de Gregório XIII Boncompagni (1572-1585), tornou-se católica e, recebendo privilégios e postos honoríficos.

Passeios em Roma

A construção a partir dos anos 40, decorações do pintor Carlo Cesi, por ocasião da celebração do casamento entre a filha Madalena e Philip Camerata de Ancona realizado no dia 22 de setembro de 1661. Baseado em um ambicioso percurso figurativo com a intenção de repreender os temas da Galeria do Palácio Farnese.

Mesmo fora as referências à construção Farnese são evidentes, mesmo que em pequenas dimensões. Cruzando o limiar entramos no elegante pátio, onde quatro grupos de colunas individuais em diferentes mármores, em torno da pequena fonte alimentada pelo aqueduto Paola.

Um ambiente, dedicado à Virgem, apresenta no altar a chamada Madonna di Monte Giordano, que transferida do seu local original na parede externa depois de ter sido objeto de grande devoção popular durante a peste de 1657.

Horário: das 10 às 18 horas.

Transfer em Roma Especializado

Para que você faça este passeio sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, nós sugerimos a contratação de um motorista particular que também servirá como guia durante todo o passeio. Nossos transfers operam de acordo com a sua necessidade, para transferí-lo ao seu destino especificado. Os veículos podem ser de qualquer tipo e tamanho, dependendo do número de pessoas. Podemos atender a viajantes individuais ou grupos para desbravar esta cidade maravilhosa!

 

Outros Roteiros Italianos muito requisitados

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Viajar para Roma Dicas Lugares Incomuns para Visitar na Cidade Eterna

Viajar Para Roma – Lugares Incríveis com Dicas & Conselhos

Como Aproveitar e Ideias para Seu Natal em Roma

Passeios Roma – Visitas Subterrâneos e os Seus Mistérios

Viagem Roma Antiga Caminhando pelo Fórum Romano

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Passeio de Gôndola em Veneza – Tour Privativo e Itinerários

Passeios em Veneza – Descubra a Cidade mais Romântica do Mundo

Como Descobrir os Melhores e Luxuosos Hotéis em Veneza

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Conheça os Melhores Hotéis em Positano de Luxo na Costa Amalfitana

Costa Amalfitana Dicas – Passeio De Um Dia em Positano e Ravello

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Itália

Roteiro Viagem Itália – 10 Maravilhas Arquitetônicas Italianas para Visitar

Tour pela Itália – Descobrindo o Vêneto em Cidades Medievais

Ecoturismo na Itália – Confira as 10 melhores Trilhas para Caminhada

Excursão Para Itália Dicas Fim de Semana: 10 Destinos de Norte a Sul

Viagem Para a Itália – Dicas de Praias, Gastronomia e Arte

Viagem Pela Itália – Descubra 10 Lugares e Atrações Imperdíveis

Conheça as 5 Ilhas da Itália mais Fascinantes Para se Visitar

Roteiro de Viagem Itália – Conheça Lugares Imperdíveis Visitando Grutas

Passeios na Itália – Imperdível Roteiro na Região da Emilia Romagna

Natal na Itália – Os Mais Famosos Mercadinhos no Período Natalício

Cinque Terre Dicas de Viagem e Turismo Em Um Dia

Os Melhores Hotéis em Milão incluindo Luxo & Spa

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Dicas de Como Encontrar os Melhores Hotéis em Florença

Toscana Viagem – Arquitetura e História Etrusca: Arezzo e Cortona

Viagem Para Toscana – Val d’Orcia no Momento dos Girassóis

Turismo em Florença –  Conheça a Capital da Toscana na Itália

Viagem a Toscana – Passeios Exclusivos com Roteiro Incrível




Resorts 300x250