//
Search

Cinque Terre dicas de passeio nas 5 charmosa cidadezinha beira-mar

Cinque Terre dicas de passeio nas praias italianas. A viagem de Levanto até Lerici na magnífica e intocada Ligúria cenário da Cinque Terre é uma experiência muito especial!

Uma autêntica imersão na magia dos burgos históricos e coloridos em uma localização espetacular à beira-mar, com vista para as colinas, de terra íngreme onde triunfa as vinhas.

Um maravilhoso percurso na área protegida do Parque Nacional de Cinque Terre, declarada Patrimonio Mundial pela UNESCO. O passeio começa a partir de Levanto, cujo centro histórico preserva uma real beleza arquitetônica, como a Igreja gótica de Sant’Andrea ou a Loggia Municipal, ambas do século XIII.

Caminhe ao longo de uma costa recortada, que cai abruptamente para o mar, com vinhedos inacessíveis arrancado das rochas, concentrada em cinco aldeias, marítima e agrícola, de ricas cores, simplicidade e charme.

Primeira real fase de Cinque Terre é Monterosso, a famosa cidade resort, embelezada por elegantes vilas e uma extensa praia. No centro antigo, onde as ruas estreitas escalam as colinas, você pode admirar a igreja paroquial gótica de San Giovanni Battista e a Igreja barroca de San Francesco, anexo ao convento dos Capuchinhos.

Aqui está entre outros, o parque literário dedicado ao poeta Eugenio Montale, cantor destas terras.

Cinque Terre Dicas de Passeio para Férias nas Praias Italianas

Chega-se, em seguida, em Vernazza, com o seu charmoso porto turístico, em torno do qual se desenvolve a cidade medieval, com a característica praça, duas torres de vigia genovês impressionantes e a igreja gótica dedicada a Santa Margarida de Antioquia, em dois andares.

Pouco depois, centenas de metros acima do mar, Corniglia uma aldeia situada no cume promontorio e ligado à praia por uma escadaria de 365 degraus. Desta cidadezinha, tradicionalmente dedicado ao cultivo de uvas, se pode desfrutar de uma vista esplêndida.

De grande impacto a enorme rocha negra com vista para o mar, onde se ergue Manarola, conhecida pela produção de vinho e azeite, com suas casas coloridas que parecem surgir da rocha. A última cidade de Cinque Terre, e coração do Parque, é Riomaggiore, uma pitoresca aldeia de pescadores, com casas altas e estreitas, cores pastel, e uma alternância de luz e escuridão, vindo dos estreitos becos.

Cinque Terre Dicas

Logo depois de sair da área protegida, definitivamente vale a pena passar a Porto Venere. Esta característica e popular estância da Ligúria é um exemplo perfeito da união entre natureza e arquitetura.

À beira-mar um passeio envolvente com o porto turistico à infinita gama de cores de suas casas estreitas. Com escadas íngremes e estreitas ruas até o final do promontório delle Bocche onde se ergue a igreja de San Pietro, início da era cristã ricompletata gótico.

Cinque Terre Dicas

Também vale a pena ver o Santuário da Madonna Bianca, já igreja paroquial de San Lorenzo, construída no séc. XII, em estilo românico e mais tarde restaurada e ampliada, e o Castelo Doria, majestosa fortaleza militar.

Na frente de Portovenere estão as três ilhas de Palmaria, Gruta Azul, Tino e Tinetto, que forma parte do Parque Regional de Portovenere.

Prosseguimos, em seguida, La Spezia, onde é obrigatório visitar a Igreja da Abadia de Santa Maria Assunta, que preserva um interessante patrimonio artístico. O Museu de arte Amedeo Lia e o Museu Naval Técnico da Marinha Militar.

A última etapa é Lerici, chamado Golfo dos Poetas ou seja, o Golfo de La Spezia. A cidadezinha é caracterizada por escadas, becos e pelo impressionante Castelo Militar. Imperdivel um passeio ao longo da avenida e uma visita ao Oratório de San Rocco, com sua torre sineira do século XIV, e a Igreja de San Francesco pelas valiosas obras de arte conservadas.

Cinque Terre Dicas 

E’ interessante saber que ...

Para que visite o parque de Cinque Terre é recomendado o trem como meio de transporte, mais prático e ecológico. Logo que, a partir de Levanto, conecta todas localidades para Riomaggiore. Com a Cinque Terre Card Treno se beneficia, por exemplo, ilimitadas rotas, serviços de mobilidade interna entre os países e muitas concessões.

Entre Manarola e Riomaggiore percorre uma das ruas mais célebres e românticas do mundo: a Via dell’Amore exclusiva para pedestre.

Escavada nas encostas rochosas e com vista para o mar. Ao longo do caminho há banquinhos para sentar esculpidos na pedra e uma área panorâmica. Uma alternativa para os mais esportivos são as desafiadoras caminhadas, mas bem equipado, entre o promontorio.

Há, assim também, a chance de ver Cinque Terre do mar, embarcando para Portovenere e parando nas várias cidadezinhas.

Cinque Terre dicas – Eventos Imperdíveis

  • Na ilha de Tino 13 de setembro se comemora San Venerio. A estátua é trazida de La Spezia para a ilha com uma procissão no mar. E, para a ocasião, pode visitar a Ermida de São Venerio, caso contrário proibido.
  • Lerici em julho se recorda o seu padroeiro, São Erasmus;
  • Porto Venere agosto organiza um festival no Teatro Donna na pitoresca igreja de São Pedro, no litoral. Enquanto em Sarzana, sempre agosto, acontece a importante Exposição Nacional do Mercado de Antiguidades, na antiga fortaleza Firmafede.
  • Por fim, em La Spezia dia 19 de março comemora São José com uma grande feira e o primeiro domingo de agosto é encenado o Palio. Logo que, nas treze aldeias à beira-mar com desfiles, carros alegóricos e fogos de artifício

Cinque Terre dicas – Transfer Especializado

Para que você faça este passeio sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, nós sugerimos a contratação de um motorista particular que também servirá como guia durante todo o passeio. Nossos transfers operam de acordo com a sua necessidade, para transferí-lo ao seu destino especificado. Os veículos podem ser de qualquer tipo ou tamanho, dependendo do número de pessoas. Desbravamos essa maravilhosa cidadezinha!!

Surpreendentemente outros Roteiros muito requisitados

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Roma Turismo – Os lugares mais românticos na Cidade Eterna, absolutamente imperdível!

Viagem para Roma Dicas de Lugares imperdíveis para conhecer em um bate-e-volta!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Passeio de Gondola em Veneza – Um passeio pela cidade onde as ruas são água e os carros são barcos

Hoteis em Veneza – Como descobrir os melhores e luxuosos, com o máximo de comodidade e conforto

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Roteiro Costa Amalfitana 4 dias – uma viagem dos sonhos em um dos lugares mais incríveis da Itália

Costa Amalfitana roteiro para os que gostam de lindas praias em um deslumbrante litoral!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Roteiro para Italia – a bela região do Val d’Orcia na Toscana: Montalcino, Montepulciano, Pienza e vinicolas

Toscana de Carro – faça uma viagem inesquecível, atravessando uma das regiões mais bonitas do mundo