//
Search

Comida Italiana: O que você sabe sobre a culinária da Itália?

Comida Italiana

Comida Italiana típica, os principais pratos são feitos com massas diversas e degustados com um bom vinho. Tanto ingredientes como pratos mudam de região para região do país, cheios de aromas, cores e sabores típicos da cultura popular.

A tradição gastronômica é um dos traços mais marcantes da cultura italiana. Cada região lhe oferecerá sua especialidade, sua cozinha caseira, orgulhosa das suas tradições. Fruto da união entre as características do território de origem e os conhecimentos transmitidos de geração em geração. Para os apreciadores de comida Italiana!

Lácio

Comida Italiana – Carciofi alla Giudìa (alcachofra)  

Comida Italiana

Planta exótica, aparentada com o cardo comum. Dizia-se que tinha propriedades digestivas, assim também um afrodisíaco.

Muito utilizada na Antiguidade pelos nobres gregos e romanos, caiu um pouco no esquecimento, continuando contudo a ser utilizada em Itália.

Sobre a história da alcachofra na cozinha existe uma lenda mitológica. A ninfa Cynara, linda com seus cabelos cor loiro, amada da Zeus, que ficou encantado com a jovem mortal.

Decidiu fazê-la uma deusa, para que assim pudesse morar perto de sua casa, em Olympia.

Cynara com saudades da sua família, volta escondida para o mundo dos mortais para uma breve visita. Quando ela volta, Zeus descobre seu ato e enfurecido manda ela de volta para a Terra e a transforma na planta espinhosa conhecida como a alcachofra.

Lombardia

Comida Italiana – Tortelli de abóbora (zucca) 

Comida Italiana

Um prato típico que faz parte da ceia de natal em Mântua e províncias da Lombardia. A saber, um preceito religioso católico que não come carne no dia 24 de dezembro, é o ravioli de abóbora.

Sua origem remonta ao Renascimento e é, sem dúvida, relacionada com a conquista e a colonização europeia na América, com a consequente descoberta da abóbora.

Sua variante mais famosa é representada pelo tortelli de Mântua, conhecido como “tortei de soca”, difusa com pequenas variações, também nas províncias vizinhas: Parma, Reggio Emilia e Cremona.

O recheio mantovano consiste em abóboras, amaretto, queijo parmesão, noz-moscada e mostarda mantovana, emiliano não usa o massapão. Enquanto a Cremona a mostarda doce em lugar do picante.

O ravioli de abóbora é um prato muito especial que combina a doçura natural da abóbora e a mostarda ligeiramente picante. Dando ao prato seu sabor azedo característico que o torna inegavelmente especial.

O condimento tradicional é derreter a manteiga na tigelinha, ligeiramente escurecida e aromatizado com sálvia, diretamente para seu prato, e polvilhe generosa quantidade de parmesão ralado.

A partir da segunda metade do séc. XIX se criaram outros tipos de molhos à base de manteiga com cebola frita e tomate, combinados com banha de porco ou bacon.

Piacenza, às vezes são acompanhados por molhos vermelhos com cogumelos. Enquanto em Mântua você também pode apreciá-lo com um molho de tomate que melhora o contraste do doce da abóbora e tomate azedo.

Puglia

Comida Italiana – Orecchiette con le cime di rapa 

Comida Italiana

Orecchiette com nabo “recchitelle” ou “arrastado” é um dos pratos mais representativos da Puglia, especialmente na província de Bari. Este “primeiro prato” se prepara em toda a região, até mesmo com outros acompanhamentos, como brócolis com molho de tomates.

O segredo deste prato está na escolha dos vegetais junto com a massa. A experiência e o conhecimento da matéria prima permite você obter o condimento perfeito. 

Comida Italiana Típica 

Na tradição se usa orecchiette caseiro, mas você também pode usar o de trigo duro, a aurícula peculiaridade é ter uma superfície áspera para que você possa manter os condimentos, neste caso, nabo e anchovas.

Orecchiette com nabo é um prato tradicional camponês, simples, mas com um sabor único que vem da combinação de sabores: o “amargo que distingue nabo, o sabor das anchovas e o picante da pimenta”.

Umbria

Comida Italiana –  Strangozzi al tartufo nero 

Comida Italiana

Strangozzi Trufa Preta é um prato típico da Úmbria, onde a massa feita com farinha e água, aumenta o sabor da trufa. 

Adoro tartufo, trufa em português, mas principalmente tartufo local! Outono significa a sagra da trufa em toda região central da Itália, especialmente nas pequenas cidades da região da Umbria.

Spoleto é um belo retrato dos sabores da região a qual pertence, embora o festival mais famoso do fungo ocorra na cidade de Nórcia.  De dezembro a março quando a madrugada cobre de névoa os morros e vales, em busca da trufa mais cobiçada, na companhia do trufeiro e seus cães fiéis.

O animal fareja o solo argiloso em busca da trufa negra. Retirados da terra e limpos os rezomas se tornam um ingrediente precioso.

Comida Italiana

A trufa negra é um fungo comum em bosques dessa região. A camada de terra que o recobre costuma ser retirada com cautelosas pinceladas. A qualidade da trufa é revelada quando cortada em fatias finas e saboreadas, só assim que é possível entender essa iguaria.

A trufa negra da Umbria é comida crua, levemente aquecida e ralada com delicadeza sobre pratos de massa quente, por exemplo, o stringozzi (macarrão típico) com um fio de azeite.

Toscana

Comida Italiana – Pici al ragù di cinghiale 

Comida Italiana

Toscana é um destino para os amantes da comida italiana. Da mesma forma os próprios toscanos, procuramos os pratos mais rústicos tradicionais.

Javali pode parecer uma escolha forte para o nosso palato, mas a carne tem um sabor rústico. Ao passo que estimula passeios em áreas abertas, prato quente para vencer o frio.  

Pici é um tipo de macarrão típico do sul da Toscana, a Val di Chiana, a Siena, província de Grosseto.

Com queijo, pimenta, molho de alho, javali, legumes, lingüiça, peixe, anchovas e mais. Esses pratos são para que apreciam os prazeres da boa comida italiana.

Fácil de preparar, usando a farinha, água e ovos, com os condimentos mais clássicos, Aglione (tomate com alho e pimenta), Caccio e Pepe (queijo de ovelha e pimenta) ou Ragù (carne moída de boi, javali ou pato).

Trentino-Alto Adige

Comida Italiana  – Strudel di mele 

Comida Italiana

A gastronomia trentina varia desde que, a costa do lago de Garda, rica em verduras e pescados temperados com um ótimo azeite extra virgem de oliva local. Até aos vales alpinos, com influências venezianas e altoatesinas, onde prevalecem os pratos de polentas, queijos “Vezzena” e Puzzone di Moena”, salames defumados, cogumelos, a rara mortadela “sanguinacci” e batatas.  

Os pratos típicos da região, salada de carne com feijão, bacalhau com batatas e cebolas, e “strangolapreti di bietoli”, um tipo de nhoque com vários recheios diferentes.

Sem dúvida, a verdadeira riqueza são as frutas: maçãs, pêras, damascos, ameixas, quer frescas, quer transformadas em deliciosas marmeladas, tortas, doces em pedaços ou em caldas conhecido como “strudel”.

Transfer na Italia Especializado

Para que você faça este passeio sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, sugerimos a contratação de um motorista particular durante todo o passeio. Temos van com motoristas durante todos os dias do ano prontos para te receber no aeroporto ou no hotel. Desbravamos este paìs maravilhosa!

 

Surpreendentemente dicas de como montar seu roteiro pela Italia

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Roma Turismo – Os lugares mais românticos na Cidade Eterna, absolutamente imperdível!

Viagem para Roma Dicas de Lugares imperdíveis para conhecer em um bate-e-volta!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Passeio de Gondola em Veneza – Um passeio pela cidade onde as ruas são água e os carros são barcos

Hoteis em Veneza – Como descobrir os melhores e luxuosos, com o máximo de comodidade e conforto

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Roteiro Costa Amalfitana 4 dias – uma viagem dos sonhos em um dos lugares mais incríveis da Itália

Costa Amalfitana roteiro para os que gostam de lindas praias em um deslumbrante litoral, imperdível na Italia!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Italia

Sardenha Dicas de excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer

Viajar para a Itália – A neve nesse País trazem algo no ar que não se pode descrever em palavras!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Roteiro para Italia – a bela região do Val d’Orcia na Toscana: Montalcino, Montepulciano, Pienza e vinicolas

Toscana de Carro – faça uma viagem inesquecível, atravessando uma das regiões mais bonitas do mundo