//
Search

Dicas de Passeio em Roma – 7 Extraordinarias Opções de Excursão na Cidade Eterna

Dicas de Passeio em Roma

Dicas de passeio em Roma na Jornada FAI Primavera, evento histórico realizado pela FAI- Fundo Ambiental Italiano, envolve 380 cidades italianas. Um festival, dedicado ao patrimônio historico-cultural e oportunidade, especialmente para os mais curiosos, para descobrir lugares normalmente fechadas ao público. 

Igrejas, vilas, aldeias, palácios, sítios arqueológicos, castelos, jardins, arquivos históricos: há mais de 900 lugares abertos com visitas gratuitas em todas as regiões, graças aos esforços das delegações e aos voluntários da FAI.

Tesouros como por exemplo, Fori Imperiali, o Parque de Villa Gregoriana em Tivoli, Villa do Priorato de Malta, e muitos outros lugares cheios de cultura, arte e história. Maravilhas arquitetônicas, grande número de estátuas e bustos, pinturas, afrescos etc. 

Portanto, para descobrir todos os 1.000 lugares abertos na Itália você pode clicar aqui, escolher o local que mais lhe interessa visitar. Em contrapartida, você pode baixar o pdf com todas as aberturas, dependendo da região de interesse.

Preste atenção aos horários e condições de visita, que pode variar dependendo se são ou não membros da FAI.

Você já escolheu um lugar para visitar? Eu ainda estou indeciso!

Selecionamos 7 opções extraordinárias na Cidade Eterna por ocasião da FAI Primavera. Assim sendo, aqui está a lista:

I Fori Imperiali: desde Colonna Traiana ao Foro della Pace

Dicas de Passeio em Roma

Uma “caminhada” dentro dos Fóruns Imperiais, normalmente fechado ao público, para percorrer meio século da história, desde o ano 46 a.C (Fórum de César, conhecido também como Fórum Júlio, foi um dos fóruns imperiais de Roma construído por Júlio César perto do Fórum Romano) até o séc. II (Fórum de Trajano, foi o último e o mais grandioso dos Fóruns)

Horário: de 10h a 18h.

Dicas de Passeio em Roma – Parque Villa Gregoriana

O parque aberto ao público em 2005, graças a um importante projeto de recuperação paisagística, patrocinado pelo FAI.

Portanto são 9 datas, na companhia do melhor paisagista. A fim de aprender  sobre a história do Parque Villa Gregoriana em Tivoli e descobrir um jardim imenso, com vários tipos de flores e árvores. A Villa Gregoriana é um parque pertencente ao Fundo Ambiental Italiano (FAI), 

É conhecida principalmente pela Grande Cascata e pela acrópole. Por certo, que era muito visitado nos românticos Grand Tours  em meados do séc. XVII. 

No íngreme vale o rio Aniene nos períodos de chuvas as inundações avançam a cidade. Por isso, o papa Gregorio XVI ordena trabalhos de desvio das águas do rio resolvendo o problema e transformando toda a área em um parque.  

Dicas de Passeio em Roma – Opções de atrações turísticas

É inegavelmente interessante, não como mais um entre vários estilos, mas como efetivamente a arquitetura. Visto que uma área foi transformada em parque e, não construído assim.

Sem dúvida, graças à Jornada FAI poderemos visitar uma das vilas históricas mais sugestivas de Roma, Villa del Priorato dei Cavalieri di Malta. Surpreendentemente, um dos segredos em Roma mais bem guardados, o famoso Buraco da Fechadura (Buco della Serratura), que se encontra no bairro Aventino. Logo após o Giardino degli Aranci, o buraco da fechadura da porta do convento dos Cavaleiros de Malta oferece a visão mais famosa e evocativa de São Pedro. Fica logo ali pertinho do Circo Máximo.

Dicas de Passeio em Roma – Villa del Priorato di Malta

Dicas de Passeio em Roma

No alto da Coli Aventino, após ter passado o Giardino Degli Aranci (Jardim das Laranjeiras) e Santa Sabina, Sant’Alessio e Sant’Anselmo, as três igrejas coroando o monte, encontra-se a Piazza dei Cavalieri di Malta.

Graças a Ordem de Malta ou Cavaleiros Hospitalários podemos admirar a criatividade e inventividade de Giovanni Battista Piranesi (1720-1778). Não só pela maravilhosa praça, mas também pela Igreja de Santa Maria do Priorado, antiga sede dos Templários. Convento foi passado para o Priorado de Jerusalém no final do séc. XV, e várias vezes restaurada e ampliada.

Horário: sábado e domingo, das 10 às 18 horas (última entrada 17h30)

Dicas de Passeio em Roma – Antiga cidade de  SATRICUM – Acrópole

A exposição de “Satricum: escavações e descobertas” foi criada pela universidade de Amsterdam, em colaboração com o Ministério do Patrimônio, da Cultura e do Turismo e da Superintendência do Patrimônio Arqueológico Lácio, na velha ferragem Papal de Borgo Le Ferriere.

Dicas de Passeio em Roma

Sítio de excepcional beleza e de valor histórico, antigo estabelecimento industrial especializada com o foco de restaurar ferragens para o Vaticano. A cidade de Satricum foi o primeiro lugar onde encontraram artefatos arqueológicos relacionados ao antigo povo itálico, de origens indo-europeias “volscos”. Anteriormente conhecido apenas através de obras literárias.

Dicas de Passeio em Roma

Algumas das peças que estarão em exposição foram encontrados durante os 36 anos de escavações arqueológicas pela universidade holandesa. Pois descobre a antiga cidade latina, famosa na antiguidade pelo Santuário da Deusa do Amanhecer Mater Matuta. Seu culto é atestado em vários lugares no Lácio.

A exposição oferecerá ainda mais, uma visão ampla dos diferentes aspectos da existência desse povo, desde o séc. IX a.C até os tempos romanos. Acrópole com os restos do grande templo da deusa, Mater Matuta. Recentemente, a universidade de Amsterdam identificou a estrada sagrada que leva ao templo e ao empório ligado a ela.

O templo tem várias camadas: uma cabana sagrada do séc. IX a.C até o último grande templo que permaneceu até o primeiro século a.C.

Dicas de Passeio em Roma – Monumental Complexo “Palazzo Caetani”

Dicas de Passeio em Roma

A Fundação “Camillo Caetani de Sermoneta” é uma das três fundações que leva o nome da antiga família originalmente do sul da regiao Lácio.

O palazzo foi criado em 1956 por Roffredo Caetani, que queria dedicá-lo à memória de seu único filho morto em Albânia em 1940, com apenas 25 anos.

Pelo estatuto trata da conservação e restauração de seu notável patrimônio artístico, livros e especialmente arquivo.

Mais de 5.000 pergaminhos que datam do séc. X-XVII. Duzentos mil documentos em papel de várias naturezas.

Plantas e mapas das áreas Pontine, uma rica coleção de manuscritos, com textos literários de grande valor, incluindo o início Codex Caietanus do século XV, que contém o texto da Divina Comédia.

Horário: das 10 às 18 horas

Dicas de Passeio em Roma – O museu histórico da Arma e Engenharia

Dicas de Passeio em Roma

O Museu Histórico da Arma e Engenharia contém a história da engenharia militar e civil, desde os balões de ar quente ao primeiro modelo de avião.

O museu ocupa todo o andar térreo do edifício, cerca de 4.400 metros quadrados.

Que se limita apenas a dar um testemunho que antigamente, engenharia era subdividida em duas grandes áreas: militar e civil..

Organizado em duas Salas de Honra: a primeira que diz respeito todas as especialidades da engenharia. Aquele em tempo de paz, como no tempo de guerra e que evoluíram ao longo do tempo para se tornar um autônomo.

A segunda seção é dedicada à Engenharia Militar nas várias guerras que ocorreram desde o Reino da Sardenha ao governo italiano, até o final da Segunda Guerra.

Horário: das 10 às 18 horas

Dicas de Passeio em Roma – Palazzo Boncompagni-Corcos

Por fim a visita ao Palácio oferece a oportunidade de traçar a história romana do Barroco em diante. Atrás do Oratório de São Filippo Neri a sóbria estrutura arquitetônica do palácio, com vista para a histórica Praça do Relógio.

Para celebrar a família judia de ricos comerciantes Corcos. Na época de Gregório XIII Boncompagni (1572-1585), tornou-se católica e, recebendo privilégios e postos honoríficos.

Dicas de Passeio em Roma

A construção a partir dos anos 40, decorações do pintor Carlo Cesi, por ocasião da celebração do casamento entre a filha Madalena e Philip Camerata de Ancona realizado no dia 22 de setembro de 1661. Baseado em um ambicioso percurso figurativo com a intenção de repreender os temas da Galeria do Palácio Farnese.

Mesmo fora as referências à construção Farnese são evidentes, mesmo que em pequenas dimensões. Cruzando o limiar entramos no elegante pátio, onde quatro grupos de colunas individuais em diferentes mármores, em torno da pequena fonte alimentada pelo aqueduto Paola.

Um ambiente dedicado à Virgem. Apresenta no altar a Madonna di Monte Giordano, a imagem passou a ser objeto de fervorosa devoção popular durante a peste de 1657.

Horário: das 10 às 18 horas.

Compre aqui os ingressos!

 

link para o orçamento

Transfer em Roma Especializado

Para que você faça este passeio sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, nós sugerimos a contratação de um motorista particular durante todo o passeio. Nossos transfers operam de acordo com a sua necessidade, para transferí-lo ao seu destino especificado. Os veículos podem ser de qualquer tipo ou tamanho, dependendo do número de pessoas. Podemos atender a viajantes individuais ou grupos para desbravar esta cidade maravilhosa!

 

Roteiros Italianos muito requisitados

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Roma Turismo – Os lugares mais românticos na Cidade Eterna, absolutamente imperdível!

Viagem para Roma Dicas de Lugares imperdíveis para conhecer em um bate-e-volta!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Viagem para Veneza – Uma das cidades mais emblemáticas do mundo, rodeada de bistrôs, ruas estreitas e antigas vias fluviais

Passeio de Gondola em Veneza – Um passeio pela cidade onde as ruas são água e os carros são barcos

Hoteis em Veneza – Como descobrir os melhores e luxuosos, com o máximo de comodidade e conforto

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Roteiro Costa Amalfitana 4 dias – uma viagem dos sonhos em um dos lugares mais incríveis da Itália

Costa Amalfitana roteiro para os que gostam de lindas praias em um deslumbrante litoral, imperdível na Italia!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Italia

Sardenha Dicas de excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer

Viajar para a Itália – A neve nesse País trazem algo no ar que não se pode descrever em palavras!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Roteiro para Italia – a bela região do Val d’Orcia na Toscana: Montalcino, Montepulciano, Pienza e vinicolas

Toscana de Carro – faça uma viagem inesquecível, atravessando uma das regiões mais bonitas do mundo