Search

Viagem para a Italia – Dicas de rotas belas e viagens interessantes de trem panorâmico da Itália

Viagem para a Italia

Viagem para a Italia. Montanhas cobertas de neve, vulcões, florestas, burgos empoleirados e ruazinhas pontilhadas com ciprestes que correm pela janela. Com toda a certezaz, podemos admirar confortavelmente sentados em um vagão com um design elegante e antigo, tomando uma xícara de café.

Pronto para partir?

Viagem para a Italia – Trem Transiberiana da Itália

Viagem para a Italia

Trans-siberian Express.

Primeiramente, uma viagem em um histórico trem ao longo dos antigos trilhos que atravessam os Apeninos do Abruzzo e Molise. Só para ilustrar, entre montanhas nevadas, apreciando as inegavelmente paisagens.

A rede ferroviária Abruzzo e Molise, as obras se iniciaram em 1892 e terminaram cinco anos depois, dando vida a  esse colosso da engenharia para a época.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Transiberiana da Itália foi severamente danificada de modo a que a sua recuperação só terminou em 1960.

A linha férrea, em desuso, foi recentemente reativada. Todo mês essa espetacular rota cruza as montanhas rochosas da Sulmona, cruzando o Parque Nacional da Majella, nas terras altas do Abruzzo. Um ecossistema único para a enorme riqueza de flora e fauna selvagem do Alto Molise. Aos passageiros oferecem degustações, visitas guiadas e culinária local.

Na estação de Rivisondoli-Pescocostanzo a linha é mais de 1.200 m de altitude, o que torna a segunda estação mais alta da Itália depois de Brenner. A partir de Sulmona, a 350 m acima do nível do mar. Em apenas 25 quilômetros nos trilhos subindo na encosta da montanha para chegar a cerca de 1.000 m em Cansano.

O trecho Carpinone-Isernia é regularmente aberta ao tráfego ferroviário, enquanto a Sulmona-Carpinone é atravessado somente por trens turísticos. Viajando em vagões com bancos e interiores em madeira. Nas paradas, ideal para caminhar e admirar paisagens naturais, provar e comprar produtos locais.

Trem com até 350 lugares e o bilhete custa €35. Entre os próximos eventos, para o dia 19 de maio um percurso com tema de transumância.

Viagem para a Italia – Trenzinho Vermelho de Bernina

Viagem para a Italia

A Ferrovia Rhaetian em Albula/Bernina interliga a Suíça à Itália e é a terceira ferrovia no mundo a ser colocada na lista da UNESCO como Patrimônio Mundial. O trenzinho, com pontualidade suíça, é também chamado de “Trenino Rosso del Bernina” ou Trenzinho Vermelho de Bernina”. Liga a estação de Tirano, na província de Sondrio, até de St. Moritz na Suíça.

São 145 km, com pendências de até 70% e atingindo a altitude máxima de 2.253 m de altura. O ponto mais alto que um trem atinge na Europa, através de todas as faixas de vegetação dos Alpes. Flui diante de seus olhos uma rica variedade de paisagens, por exempo, campos cultivados, rios, lagos, espaços desolados, pontes, viadutos e montanhas cobertas de neve. Vista de tirar o fôlego! 

Uma forma inegavelmente fascinante de viajar de Milão até St. Moritz, enquanto desfruta desse inesquecível panorama dos Alpes suíços. 

Viagem para a Italia – Orient Express dos Três Vales

Viagem para a Italia

Orient Express dos Três Vales é uma linha ferroviária histórica, que vai de Génova até as montanhas. Por 25 maravilhosos quilômetros, através dos vales dos rios Bisagno, Polcevera e Scrivia.

Se o dia é claro, olhando pela janela, no topo da montanha, se admira cume rochoso, bela paisagem entre o azul do mar, o Monte Portofino e até mesmo a Córsega.

Tudo a bordo é reduzido, incluindo o vagão, alguns dos quais remontam ao 1929. Com os originais assentos de madeira e as luminárias de bronze e latão. 

O vagão bar, de cor azul e creme, com a máquina de café uma peça de antiquário. Abajures nas mesas, relembra com o seu design um antigo mini trem Orient-Express.

Viagem para a Italia – Trenzinho do Renon

Viagem para a Italia

Inaugurada 13 de agosto de 1907, o Trenzinho de Renon conduz da Piazza Walther, no centro de Bolzano, diretamente ao planalto de Renon.

Entre Bolzano e Maria Assunção, o trenzinho passa por íngremes com desnível vertical de até 1000 m de altitude. Logo depois continua em uma rota plana da Maria Assunção para Soprabolzano, Stella e Collalbo. Surpreendentemente!

Viagem para a Italia – Passeios Imperdíveis a bordo de Trens Panorâmicos

Era um pequeno comboio de montanha, modelo suíço em voga na época da Belle Époque. Quando se queria abrir o caminho nas montanhas para os turistas ricos. Nas décadas seguintes, a construção deste trem representava a ocasião de sorte para a mesma população de Renon.

Em 1966 o percurso a cremalheira foi abandonado, substituído por um teleférico, contemporaneamente de Bolzano para Soprabolzano. Em maio de 2009, o primeiro teleférico de cabo foi substituído mais tarde com o presente teleférico de Renon.

O trenzinho com bitola estreita, que hoje é o último de seu tipo em todo Alto Adige, liga hoje somente Maria Assunção até Collalbo, com alguns vagões antigos e outros modernos. Vale a pena pelas deslumbrantes vistas panorâmicas sobre os picos da dolomita ao longo da rota. Nas várias paradas partem numerosas trilhas para passeios inesquecíveis no verde!

Viagem para a Italia – Trenzinho a Vapor em Mugello

Viagem para a Italia

Da Toscana até Emilia Romagna.

Do Borgo San Lorenzo inicia pela Faenza, um trecho pitoresco todo em subida constante, paisagem aberta em meio a campos de trigo, de soja ou de girassóis. A cena se torna mais e mais impressionante! velhas vinhas e oliveiras, antigas igrejas paroquiais, casas coloniais, plantações geométricas que acompanham o viajante até a estação de Ronta, a última cidade no vale dos Montes Apeninos.

Viagem para a Italia

Logo depois da parada de Fornello, onde não há casas nem estradas, entramos na grande galeria dos Apeninos ou “Allocchi” que, na metade 1800 m atinge 578.38 m acima do nível do mar. Em seguida, começa a descida para Romagna, onde se encontram as estações de Crespino em Lamone e de Marradi, a cidade do poeta Dino Campana.

O espetáculo é garantido: vilas, castelos medievais, a paisagem torna-se cheia de colinas com pomares de pêssego e cerejeiras, que na primavera tornam-se nuvens de flores. Chega-se na cidade medieval de Brisighella. Logo depois de 10 km termina o percurso em Faenza com a linha adriática Bologna-Ancona. 

Em 1921 foi inaugurada a linha ferroviária Faenza-Russi, então é possível, em alguns casos, sem precisar trocar de trem chegar na cidade de Ravenna.

Viagem para a Italia – Trenzinho Circumetnea

Viagem para a Italia

Na Sicília, a bordo do trem Circumetnea, que da Catania até Riposto, passando ao lado do vulcão Etna, percorrendo 110 km pelas encostas do vulcão.  

Com toda a certeza, um mergulho em uma incrível natureza, de tons contrastantes e selvagens.

Vislumbres sobre crateras vulcânicas, quase 1000 m de altitude, citrus e extensões de lava muito escura que, às vezes, chega aproximar a linha ferroviária.

Faremos várias paradas em pequenas estações fora do tempo, tais como Bronte, famosa por seus pistachios, ou Rendazzo, antigo centro de aspecto medieval.

Certamente a força desse passeio são as matas e charnecas desoladas e marcantes. Caracterizada por pedra de lava escura que atravessamos, especialmente no trecho entre Adrano e Randazzo.

Em sintese, podemos fazer a viagem em etapas, aproveitando para visitar algumas das aldeias do Etna. Entre estas, Randazzo com a sua bela arquitetura em pedra de lava. Se gosta de caminhadas e trekking, pode pegar a Circumetnea para suas excursões na natureza ao pé do Etna.

Viagem para a Italia – Trenzinho Verde

Viagem para a Italia

O Trenzinho Verde nos transporta nessa paisagem natural intocada no interior da Sardenha. 

Difíceis acessos por outros meios de transporte. Logo que um lugar ermo e desabitado, salvo extensa área florestal que nos envolve.

Uma viagem surpreendentemente, através de bosques, florestas petrificadas, dólmen e sítios arqueológicos.

Construída por volta de 1800, inserida delicadamente na paisagem, conforme relevo e morfologia da região com matas galerias ou ciliares. Dessa maneira acarreta baixo impacto ambiental e harmonia com a natureza.

Viagem para a Italia

O Mandas – Arbatax, 159 km de extensão, é a mais longa linha ferroviária turística na Itália. Atravessa os bosques de Gennargentu passando pelo lago Flumendosa e, por fim, com vistas panorâmicas de Ogliastra até Arbatax. A linha foi temporariamente fechada. Em agosto de 2016 reaberta o percurso de Mandas até Seui, enquanto a parte final para a Arbatax deve reabrir esse ano.

A linha de Isili (Mandas) – Surge, passa pelo lado ocidental da Gennargentu, como verdadeira e própria serpente subindo, entre o mar mediterrâneo, planaltos e vales.

O Macomer – percorre ao longo do planalto de Campeda, para continuar a oeste da ciadezinha de Oristano, até a foz do rio Temo.

Por fim a linha de Sassari – Templo – Palau percorre a Gallura até a vista espetacular sobre a Costa Esmeralda

 

Surpreendentemente Roteiros Italianos muito requisitados

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Roma Turismo – Os lugares mais românticos na Cidade Eterna, absolutamente imperdível!

Viagem para Roma Dicas de Lugares imperdíveis para conhecer em um bate-e-volta!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Viagem para Veneza – Uma das cidades mais emblemáticas do mundo, rodeada de bistrôs, ruas estreitas e antigas vias fluviais

Passeio de Gondola em Veneza – Um passeio pela cidade onde as ruas são água e os carros são barcos

Hoteis em Veneza – Como descobrir os melhores e luxuosos, com o máximo de comodidade e conforto

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Roteiro Costa Amalfitana 4 dias – uma viagem dos sonhos em um dos lugares mais incríveis da Itália

Costa Amalfitana roteiro para os que gostam de lindas praias em um deslumbrante litoral, imperdível na Italia!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Italia

Sardenha Dicas de excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer

Viajar para a Itália – A neve nesse País trazem algo no ar que não se pode descrever em palavras!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Roteiro para Italia – a bela região do Val d’Orcia na Toscana: Montalcino, Montepulciano, Pienza e vinicolas

Toscana de Carro – faça uma viagem inesquecível, atravessando uma das regiões mais bonitas do mundo




Resorts 300x250