Search

Viagem Italia: Alugue um carro com motorista para sua transferência na Italia

Viagem Italia

Viagem Italia. Quais são as mais interessantes e espetaculares cavernas para visitar na Itália? Neste artigo, oferecemos uma seleção de cavernas turísticas mais populares e visitadas.

Cavernas e grutas escondem um charme irresistível desde os tempos pré-históricos que usavam como moradia. Anteriormente, a construção das cabanas, ao longo dos séculos como abrigos pela população para escapar de guerras. Pilhagem, de grandes catástrofes naturais, ou como um simples lugar para esconder bens pessoais.

Viagem Italia

Nas histórias e lendas para as crianças as cavernas eram o lugar onde se refugiavam ogres, lobos, demônios e monstros de todos os tipos.

Onde você pode desfrutar de uma vida de aventuras e, talvez provavelmente, como um encanto, sai a criança curiosa e aventureira que está dentro de cada um de nós.

Visitar uma caverna é uma experiência inegavelmente especial sob os meandros da terra. Por exemplo, estalagmites, estalactites, lagos e rios subterrâneos, rochas coloridas e cristais criam um mágico conto de fadas.

Hoje, todavia, as cavernas podem ser visitadas em total segurança em passarelas. Com toda a certeza bem construídas e, acompanhados por guias especializados, farão você viver uma experiência inesquecível.

Itália é rica em cavernas e neste artigo vamos listar as 10 mais belas cavernas e famosa do nosso país. Não é um ranking, mas uma simples lista.

PUGLIA

A Caverna de Castellana

Viagem Italia

A Caverna de Castellana, situa a poucos quilômetros de famosos pontos turísticos, por exemplo, Alberobello, Cisternino e Polignano a Mare.

Percurso ao longo de 3.348mts, chegando a uma profundidade máxima de 122 mts a partir da superfície.

Aberto todo o ano divide em duas rotas diferentes, ou seja, uma 1 km por 50 min, e a outra de 3 km por 2horas.

Para as escolas, no entanto, há passeios educativos e oficinas. Em resumo, coordenadas por espeleólogos que acompanham as crianças a descobrir os misteriosos segredos da geologia, biologia e ciências. Em suma, cristais brancos, estalactites, estalagmites e colunas de alabastro, a visita guiada revela uma paisagem fascinante subterrânea que encanta adultos e crianças.

Primordialmente notável é a Grave, uma caverna (a maior do sistema cárstico). Se comunica com a parte externa e atinge 100m de comprimento, 50 de largura, com uma profundidade de 60mts. Surpreendentemente parece uma abertura encolada no céu, criando efeitos de luzes espetaculares nas paredes.  Além da Grave, aqui, todos os quartos com seus nomes sugestivos (a Lupa, a coruja, o Madonnina, o altar, o Corredor do deserto, Caverna Branca) oferecem uma experiencia única e inesquecível.

Neste mundo mágico, incluindo formas e cores brilhantes das calcificações, aos mais sortudos pode ser que acontece de ver uma espécie de gafanhoto cavernícola, o Orthopteran Troglophilus Andreinii, que vivem ali. Outro morador (talvez mais fácil de encontrar para o prazer das crianças!) é o morcego, o único mamífero que voa sem asas.

MARCHE

Caverna de  Frasassi

Viagem Italia

Na área do Parque Natural Gola della Rossa e de Frasassi, perto de Ancona, se encontra a sugestiva Caverna Frassassi: uma experiência memorável para toda a família.

A visita guiada dura 75 min, cerca de 1,5 km é adequado para crianças (a menos que vocês não sejam de super preguiçosos!).

Já no primeiro impacto de deixará de boca aberta. O início do percurso te conduz ao Abismo Ancona, uma cavidade gigante (talvez entre as maiores na Europa e no mundo), com 180m de comprimento, 120m de largura e de 200m de altura, grande como uma catedral.  

Podemos admirar uma lagoa cristalizada de estalagmite de ferro 2m de onde se originou uma formação branca. Devido a este aspecto, os espeleólogos chamaram de “diabo com a vela”. Igualmente espetacular é a fundição branco cândido de calcite, como estado puro “Ni-agara” que parece uma escultura.

Viagem Italia

Mas de deixar sem fôlego é o majestoso grupo de estalagmites milenar “os gigantes” (entre 2-5m de diâmetro, 1,5 a 20m de altura), no centro da grande sala. 

No quarto 200 (batizada assim por seu comprimento) revelam muitas surpresas que encantam entre concreções bizarras de tons diferentes.

Na área do Grand Canyon, não passa despercebida um formação de estalactites paralelas que parecem um órgão musical e o Salão das Velinhas, onde à beira de uma lagoa, uma série de estalagmites finas.

Enfim, o itinerário em Frasassi é uma viagem em um submundo mágico.

PIEMONTE

A caverna de Bossea

Viagem Italia

Aberto ao público desde 1874, a caverna Bossea está entre os primeiros exemplos na Itália de turismo subterrâneo e tem grande interesse histórico e espeleologia.

Entre passarelas e degraus, o percurso se estende por cerca de 3 km (ida e volta), duração de 100 minutos, passando fascinantes cânions esculpidos na rocha do rio subterrâneo.

Paisagem da conto de fadas, som das águas, uma variedade de estalactites e estalagmites (mais de 10m), ao lado de colunas “cortinas” promete encantar até as crianças.

Aos mais jovens seguramente terão uma grande satisfação em ver um esqueleto de “Ursus Espeleo”, um ancestral de urso do período Quaternário, exibido no Salão do Templo, que davam à luz, durante a hibernação.

Além desse grande animal extinto, áreas onde ainda hoje se encontram uma fauna muito rica e rara: mais de 50 espécies. Ao interno da caverna se encontra o laboratório carsologico dirigido pela Estação Científica de Bossea para estudos.

LIGÚRIA

A caverna de Toirano

Viagem Italia

Ao interno do território de Savona, em uma área repleta de calcário e dolomita, se encontra a caverna de Toirano que prometem muitas surpresas (para a alegria das crianças!). Durante 70 min de passeio (1.300 m). Ao lado da beleza deslumbrante da paisagem subterrânea, a fundição de alabastro estalactites e estalagmites de tons iridescentes, a caverna hospeda vestígios do Homo Sapiens e animais da época Paleolítica.

Primeiramente o trecho, pegadas, mãos, joelhos marcam a passagem de homens pré-históricos que vinham para fazer rituais de magia.

Enfim, o caminho é uma viagem através da geologia e paleontologia (todavia, as cavernas são visitadas por pesquisadores de todo o mundo). Neste ambiente, assim também, há formas de vida. Nas águas das cavernas são habitadas por pequenos crustáceos (gênero Nyphargus). Não chegam a um centímetro, sem cor e cego por causa de sua evolução cavernícola. 

Por fim, verdadeiramente espetacular é a Caverna de Cibele, dedicada à deusa da fertilidade com a presença de grandes formações arredondadas que encantam crianças e adultos.

*********************************************************************************

RESERVA – Viagem Italia & Serviço de Transporte

Etapa 1: Solicite um orçamento
Envie sua solicitação de serviço preenchendo o formulário de orçamento abaixo ou via whatsapp

Etapa 2: receba a cotação
Assim que a solicitação for enviada, você receberá nosso orçamento em alguns minutos ou em algumas horas

Etapa 3: confirmação
Se estiver interessado na cotação que receber, você pode confirmá-la simplesmente respondendo ao e-mail ou mensagem

Etapa 4: Concluindo a operação
Aguarde nossa confirmação de conclusão da reserva, resumo do serviço, detalhes, e contato do motorista.

****************************************************************************

Algumas dicas de como montar seu roteiro pela Italia

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Viagem para Veneza – Uma das cidades mais emblemáticas do mundo

Passeio de Gondola em Veneza – Um passeio onde as ruas são água e os carros são barcos

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Roteiro Costa Amalfitana 4 dias – uma viagem dos sonhos em um dos lugares mais incríveis

Costa Amalfitana roteiro para os que gostam de lindas praias em um deslumbrante litoral!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Roteiro para Italia – a bela região do Val d’Orcia na Toscana: Montalcino, Montepulciano, Pienza

Toscana de Carro – uma viagem inesquecível em uma das regiões italiana mais linda




Iniciar conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?