Search

Viagem a Italia – descubra os segredos da natureza dentro de cavernas e grutas espalhadas pelo país

Viagem a Italia

Viagem a Italia. Quais são as mais interessantes e espetaculares grutas para visitar na Itália? Neste artigo, oferecemos uma seleção de grutas turísticas mais populares e visitadas.

Nas histórias e lendas para as crianças as cavernas eram o lugar onde se refugiavam ogres, lobos, demônios e monstros de todos os tipos. Você poderia viver mil aventuras e, talvez por isso, como um encanto, sai a criança curiosa e aventureira que está dentro de cada um de nós.

Hoje, as cavernas podem ser visitadas em total segurança em passarelas e caminhos bem construídos. Acompanhados por guias especializados que farão você viver uma experiência inesquecível. Itália é rica em grutas e neste artigo vamos listar as 6 mais belas e famosa do nosso país. Não é um ranking, mas uma simples lista.

FRIULI VENEZIA GIULIA

Viagem a Italia – A Caverna do Gigante

Viagem a Italia

Parece uma viagem ao centro da Terra a visita guiada nesta antiquíssima caverna (idade estimada de 10 milhões de anos). Em 1995 foi listado no Guinness Book of World Records como “Cavidade Turística maior do mundo”. 

Durante a visita guiada, que dura cerca de uma hora, sobe e desce 1.000 degraus (em cada sentido): realmente uma experiencia sugestiva, impressionante e segura (rampas e degraus com anti deslizamento), um pouco mais difícil, talvez provavelmente, para as crianças.

A área mais profunda que atinge esse itinerário é 101,10 metros da entrada. O ambiente mais majestoso é a Grande Caverna (que se abre a 80 m de profundidade) e um tamanho excepcional: 98.50 metros de altura, 167,60 de comprimento e 76,30 de largura.

Aqui reina estalactites, estalagmites e calcite que flui como um arco-íris com os seus tons que alternam nas paredes. Ao longo de um curto túnel te leva a uma espécie de terraço que lhe permite de admirar a caverna de uma altura de 95 metros. Um espetáculo de tirar o fôlego para aqueles que não sofrem de vertigem!

Lipica Stud Farm and Skocjan Caves Day Trip from Trieste

TOSCANA

Roteiro de Viagem Itália – A Caverna do vento

Viagem a Italia

No centro do Parque Alpes Apuanos, em uma área repleta de fenômenos cársticos, é a Caverna do Vento. Oferece três itinerários com níveis de dificuldade e duração.

O primeiro caminho, o mais liso, se percorre  entre 366 degraus. Duração uma hora e é, talvez provavelmente, o mais adequado com crianças pequenas.

No decorrer da visita é possível espetaculares estalactites e estalagmites quase todas “vivas” (ou melhor dizendo, ainda em fase de crescimento).

Entre outras coisas, perto da entrada, você entra na “Sala do Urso”. Abriga os restos de uma antiga espécime, provavelmente um «residente» da caverna de 8.000 anos atrás.

O segundo percurso (2 horas e 804 degraus) desce, em seguida, vai para uma caverna onde flui um pequeno riacho na parte em fundo e apresenta uma curiosa erosão nas paredes. Com 3 horas de caminhada e 1.195 degraus se completa a excursão aberto ao público. (Ainda há cerca de vinte ramos para explorar), que te leva a um poço vertical de 90 metros, seguido da um curto cânion subterrâneo.

Viagem a Italia – Passeio de férias com visita em Caverna e Gruta

Ainda que, além das rotas turísticas normais, para os mais destemidos é possível fazer um itinerário aventura. Somente possível através de reserva. Na companhia de espeleólogos experientes com equipamentos adequados (capacete, cordas, arnês, mosquetões) fornecida no local.

As crianças, assim também, “experientes” se, pelo menos têm 1,40 m de altura, com um peso de cerca de 30 kg (necessário para descidas no vácuo), pode participar com um adulto.

Lácio

Viagem a Italia – A caverna de Pastena

Viagem a Italia

Já é um destino turístico desde os anos trinta, a Caverna de Pastena (na província de Frosinone) estão entre os maiores complexos espeleológico da Itália, e oferecem uma vista majestosa. A visita guiada, que dura cerca uma hora, atravessa uma zona inferior onde corre um rio e uma parte superior, rica de concreções em forma bizarra.

A rota turística, longo fáceis caminhos, sem problemas para toda a família e permite que você descubra um mundo subterrâneo extremamente variado. Estalactites, estalagmites, colunas, cortinas de calcita, lagos e cachoeiras pitorescas. Ao longo do percurso, logo depois de atravessar uma estreita passagem entre algumas colunas, chega a Sal dos Morcegos. A saber, a parte mais alta da caverna com os seus 30 metros de séries de calcário.

Viagem a Italia

Com um pouco de sorte, os visitantes podem ser capazes de  ver espécimes que vivem ali. Uma colônia de morcegos, no inverno, habitam também na Galeria das Maravilhas que logo após te conduz ao Salão das Colunas, o mais antigo e surpreendentemente de toda a caverna.

CAMPANIA

Viagem a Italia – A caverna de Pertosa Auletta

Viagem a Italia

A viagem mágica na caverna de Pertosa Auletta (já um destino turístico desde 1932). Começa com um trecho de barco (cerca de 200 m) no rio Negro subterrâneo que conduz ao coração das Montanhas de Cilento.

Uma experiência muito especial para as crianças (e adultos!). Se encanta com a atmosfera de conto de fadas que aqui reina em todos os cantos.

Entre estalactites, estalagmites de forma estranha e alabastro ‘cortinas’ (habilmente melhorada por mais de 3.000 m de fibra óptica e luzes de LED). Você pode descobrir o trabalho em curso da natureza de cerca de 35 milhões de anos.

A visita, na companhia de guias experientes, divide em três percursos: a base de cerca de 60 minutos, o meio 75 minutos e os extras 90 minutos (com dois embarque / desembarque). O site è desenvolvido tudo no sentido horizontal e não muito difícil, por isso é perfeito para famílias e crianças.

Viagem a Italia

A principal atração dessa caverna é, então, a presença, na bacia do rio Negro, é a descoberta de duas pontas de quartzito – chamado ‘Mousterian’ – a prova da passagem do Homem de Neandertal.

SARDEGNA

Viagem a Italia – A caverna de Su Mannau

Viagem a Italia

Entre as mais antigas do mundo, a caverna de Su Mannau, perto de Fluminimaggiore. São de particular interesse do ponto de vista espeleologia e arqueológico.

A rota turística com um guia, é conveniente e adequado para todos, leva cerca uma hora.

Atravessa grandes áreas, incluindo sugestivos lagos e pequenas cachoeiras até o Salão de Rodriguez.

A rota começa na Sala Arqueológica (uma grande sala de 60 m de comprimento).

Nos tempos antigos era um templo dedicado ao culto das águas, a  testemunhar essa descoberta foram os achados de fragmentos de lâmpadas de óleo votivas.

A visita continua (verso o ramo esquerdo) para os lagos. Ali vive uma espécie muito rara: um pequeno ‘camarão’ (Stenasellus nuragicus) cerca de 1 cm de comprimento, branco e sem olhos. Logo após uma série de estalactites em constante evolução, e da encolada de “abanador” até as fraturas das rochas. E por fim, você pode admirar uma cúpula gigantesca de  estalactite.

ABRUZZO

Viagem a Italia – Caverna de Stiffe

Viagem a Italia

A rota turística na caverna de Stiffe (localizada na região aquilana) é bem adequada para famílias.

Dura cerca uma hora e está a menos de um km.

Mesmo não estando entre a maior e mais desafiadora herança de espeleologia italiana. Certamente, é capaz de capturar a imaginação de cada visitante.

Já na primeira secção, a caverna revela toda a sua beleza. O branco cândido das paredes, típico das rochas calcárias, a uma certa altura, é intercalada com faixas escuras que são ao longo de todo o ambiente.

A cor é causada pela presença, em virtude de, óxidos de metal que foram depositadas pelo rio ao longo de milhares de anos.

Viagem a Italia

Logo depois de passar perto de um fascinante cânion, atravessando o rio subterrâneo, você chega à Sala do Silêncio. Tudo parece “com os ouvidos tampados” porque não se escuta mais o som da água que caracteriza a caverna. Mas o que realmente te impressiona é a magnitude (30 m de altura) da Sala da Cachoeira que executa um salto alta cerca 20 metros. 

Na parte mais antiga da caverna domina sugestivas estalagmites que acompanham a visita até ao Lago Negro. Em um canto escondido, dentro das rochas, se encontram fechados fósseis de morcegos.

Por fim, a última etapa desta viagem subterrânea te leva a uma outra espetacular cachoeira (aberta ao publico da pouco tempo, desde 2007).

Viagem a Italia – Transfer Especializado

Para que você faça este passeio sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, nós sugerimos a contratação de um motorista particular que também servirá como guia durante todo o passeio. Temos van com motoristas (e guias) durante todos os dias do ano prontos para te receber no aeroporto ou no hotel e te levar para desbravar esta região maravilhosa!

Viagem a Italia

 

Surpreendentemente outros Roteiros muito requisitados

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Roma Turismo – Os lugares mais românticos na Cidade Eterna, absolutamente imperdível!

Viagem para Roma Dicas de Lugares imperdíveis para conhecer em um bate-e-volta!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Viagem para Veneza – Uma das cidades mais emblemáticas do mundo, rodeada de bistrôs, ruas estreitas e antigas vias fluviais

Passeio de Gondola em Veneza – Um passeio pela cidade onde as ruas são água e os carros são barcos

Hoteis em Veneza – Como descobrir os melhores e luxuosos, com o máximo de comodidade e conforto

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Roteiro Costa Amalfitana 4 dias – uma viagem dos sonhos em um dos lugares mais incríveis da Itália

Costa Amalfitana roteiro para os que gostam de lindas praias em um deslumbrante litoral!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Italia

Sardenha Dicas de excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer

Viajar para a Itália – A neve nesse País trazem algo no ar que não se pode descrever em palavras!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Roteiro para Italia – a bela região do Val d’Orcia na Toscana: Montalcino, Montepulciano, Pienza e vinicolas

Toscana de Carro – faça uma viagem inesquecível, atravessando uma das regiões mais bonitas do mundo

 

 




Resorts 300x250