Search
Nederlands Nederlands English English Deutsch Deutsch Português Português Русский Русский Español Español

Terremoto na Itália – Destruição do Patrimônio Histórico e Cultural

Terremoto na Itália - Destruição do Patrimônio Histórico e Cultural - Rome Air-Port Shuttle

Terremoto na Itália – Destruição do Patrimônio Histórico e Cultural. Terremoto Marche em 30 de Outubro de 2016. Magnitude 6,5 devasta o Centro Italiano, colisões e traumatismos: 25 mil pessoas deslocadas na Marche. Epicentro entre Umbria e Marche, danos e colapso em muitos países afetados pelos terremotos de 26 de Outubro e 24 de agosto. Em Norcia destruiu a Basílica de San Benedetto e a catedral de Santa Maria Argentea. Desabamento em muitas outras cidades, incluindo Castelsantangelo sul Nera, Preci, Tolentino, Accumoli e Amatrice. Vinte feridos, mas sem deixar vítimas. o ponto da situação:  se trata do terremoto mais forte na Itália desde o  terremoto em Irpinia em 1980. O epicentro do terremoto foi localizado em Norcia e Preci Castelsantangelo sul Nera (na fronteira entre Umbria, Marche e Lazio), uma profundidade de nove quilômetros. Milhares de pessoas deslocadas: 25 mil na região de  Marche e 3.000 em Norcia região da Umbria.

Terremoto na Itália - Destruição do Patrimônio Histórico e Cultural - Rome Air-Port Shuttle

ARQUATA DEL TRONTO, USSITA E AMATRICE- “Veio abaixo tudo, agora as nossas cidadezinhas não existem mais”, disse imediatamente após o terremoto o prefeito de Arquata del Tronto. O prefeito de Ussita disse que o terremoto “destruiu tudo” e que “90% das casas desabaram”. Também falou o prefeito de Castelsantangelo sul Nera: “A terra é aberta, é um verdadeiro desastre.”

Amatrice caiu a torre cívica que tinha resistido ao terremoto de 24 de Agosto.

CASTELLUCCIO NORCIA – quase destruída completamente, dano físico sério no belíssimo burgo umbro de Castelluccio. A igreja de Santa Maria Assunta é desabada, e com ela a sua torre sineira, que tinha conseguido resistir ao terremoto de agosto. Castelluccio é atualmente ainda isolada por causa de deslizamentos e rachaduras na estrada.

Terremoto na Itália - Destruição do Patrimônio Histórico e Cultural - Rome Air-Port Shuttle

NORCIA. O símbolo deste patrimônio desintegrado é a Basílica de San Benedetto em Norcia, onde apenas a fachada do século XIV continua a estar em pé sob os escombros. Segundo a lenda, foi construída bem em cima do lugar do nascimento do santo e de sua irmã Scolastica, que como missão deram à luz ao monarquismo ocidental. Foi através dos seus conventos que se permitiu a sobrevivência da cultura clássica na tempestade de invasões bárbaras. Uma obra que fez de São Benedetto padroeiro da Europa.

Terremoto na Itália – Destruição do Patrimônio Histórico e Cultural

Essa é a avaliação dada pelo arcebispo de Spoleto-Norcia, Dom Renato Boccardo: “A catedral de Santa Maria desabou três quartos, a igreja de Nossa Senhora das Dores, que era um santuário muito querido das pessoas está completamente destruída, bem como a igreja de Santa Rita “.

A poucos metros da Basílica, dois terços da igreja de Santa Maria Argentea desmoronou, esmagando um órgão do século XVIII: dano ao crucifixo de madeira de Giovanni Tedesco e outras estátuas de madeira devem ser avaliadas. Destruída a nave de São Francisco, a Igreja de 1300 transformado em um auditório. Destruiu a igreja paroquial de San Salvatore em Campi di Norcia, uma joia medieval, e há lesões profundas em Sant’Agostino.

Terremoto na Itália - Destruição do Patrimônio Histórico e Cultural - Rome Air-Port Shuttle

CASTEL RAIMONDO. São inutilizáveis a sede do Palácio Municipal, a torre monumental de Cassero e a igreja de San Biagio. Fechada a Igreja da Sagrada Família e a do cemitério, parcialmente destruídas. A Montegallo a igreja de Santa Maria in Pântano, um edifício que remonta ao século VIII desabou.

FERMO. Inabitáveis as igrejas da Misericórdia de San Zenone, dei Cappuccini, de São Francisco. Em JESI houve um colapso parcial do telhado de São José,enquanto a Fabriano se verificou lesões em San Niccolò no Sagrado Coração. Em Penna San Giovanni o sino com a torre atingiu a igreja de San Giovanni, na praça principal.

Terremoto na Itália - Destruição do Patrimônio Histórico e Cultural - Rome Air-Port Shuttle

Terremoto na Itália

ORVIETO. A Catedral de Orvieto, uma das obras-primas gótico italiano, foi fechada para averiguar a origem das quedas de fragmentos relatados após o último sisma. Felizmente não foram encontradas anormalidades estruturais, mas apenas um pedaço de gesso caído, definido como “superficial e sob controle”.

ROMA. As preocupações estão focadas na igreja de São Ivo alla Sapienza, localizada no bairro de Sant’Eustachio, construído na segunda metade do século XVII (entre 1642 e 1660) pelo arquiteto Francesco Borromini, que marcou um ponto de virada na história da arquitetura. Pendente inabitável de controle a histórica Igreja de Santo Eustáquio, a poucos metros do Panteão e do Senado, e aquela de São Francisco no rione Monti.  Lesão também em um dos arcos da Basílica de São Paulo, famoso monumento ainda que totalmente reconstruída em 1800. No CASTELLI ROMANI, em vez foi lesionada a fachada St. Barnabas, a igreja mais importante da cidadezinha de Marino no coração do centro histórico.

Terremoto na Itália - Destruição do Patrimônio Histórico e Cultural - Rome Air-Port Shuttle