//
Search

Roteiro Italia – Confira nossas dicas de pontos turísticos e programe a sua viagem!

Roteiro Italia

Roteiro Italia? Tentamos dar uma resposta com esta minha classificação pessoal dos 10 imperdíveis monumentos italianos. A Roteiro Italia: terra de arte, culinária, da cultura e, acima de tudo os monumentos! Mas se me perguntasse, o que você acha que não podemos perder??? o que responder.

Boa pergunta! A Itália está repleta de grandes monumentos e responder a esta pergunta, simples no papel, torna-se difícil. Então, tentei (quero esclarecer) elaborar uma avaliação pessoal  das 10 maravilhas arquitetônicas italianas, bem como monumentais, que mais cedo ou mais tarde, todos devem visitar. Muitos dos monumentos que você vai ver foram incluídos pelo o seu significado simbólico, que também os torna também símbolos dos cidadãos.

Turim

Roteiro Italia – Mole Antonelliana 

A Mole Antonelliana é o símbolo e passou a ser motivo de orgulho da cidade, bem como, da Itália. Durante anos, foi um dos edifícios em alvenaria mais alta da Europa e hoje, apesar de ter sido reforçado com vigas de aço, a Mole permanece como o gênio da arquitetura italiana.

Concluído em 1889 por Alessandro Antonelli, mudou para sempre o horizonte de Turim, acrescentando um charme único a esta cidade da Itália. Ao seu interno o monumento Museo del Cinema, repleto de carisma e história, um dos museus mais visitados da Itália. Então, vale a pena viver e visitar a cidade de Turim!

Génova

Roteiro Italia – Farol Torre della Lanterna

Como a Mole para Turim, La Lanterna é o símbolo de Génova.

Com os seus 76 metros de altura é o mais alto farol no Mediterrâneo e também uma das mais antigas da Itália: foi construído por volta de 1128 (de acordo com fontes não oficiais), para em seguida ser restaurada e reconstruída várias vezes ao longo dos séculos.

A estrutura arquitetônica não é um simples farol, mas um importante auxílio à navegação de noite, nas proximidades, a torre serve como um símbolo para a cidade de Génova e é uma das mais antigas estruturas permanentes de seu tipo no mundo. Ainda hoje a sua luz ilumina o golfo.

Veneza

Roteiro Italia – Basílica de São Marcos

Roteiro Italia

A mágica Veneza abriga uma das mais belas basílicas do mundo: estamos falando da incrível Basilica di San Marco!

Símbolo a sereníssima, esta basílica é uma das mais belas construções religiosas no mundo.

Seja no exterior ou no interior são de uma beleza inestimável, e todos os dias milhares de pessoas  visitam permanecendo encantado.

Embora Veneza está sempre mais passando por formas invasivas de turismo, que estão transformando esta cidade em uma vulgar armadilha turística, a Basílica de San Marco é um dos lugares mais genuínos que permanece, onde você pode ainda compreender o segredo da verdadeira alma da República de Veneza e a sua história.

Milão

Roteiro Italia – Galleria Vittorio Emanuele II 

Decidi, entre todos os lugares e monumentos de Milão, de inserir na Galleria Vittorio Emanuele II, e agora eu vou explicar porquê.

Poderia dizer do Duomo ou do Castello Sforzesco, mas optei pela galeria, pois é um dos lugares mais incríveis da cidade: por exemplo, você sabe que Mark Twain literalmente se apaixonou por esta galeria?

No seu interior se encontra locais religiosos de Milão e, sobretudo, você sente o peso histórico desta cidade. Justamente por isso, devo acrescentar, os Milanese são orgulhosos de todo esse belo e refinado passeio.

Um dos locais para ser incluído em qualquer itinerário em Milão!

Bologna

Roteiro Italia – Torre degli Asinelli 

Você sabia que Bologna era a Nova Iorque da Idade Média? Sim, porque entre os séculos XII e XIII, na cidade poderia ser contado mais de 100 torres, todas construídas por famílias aristocráticas e rico por razões, militar, política e prestígio.

Hoje, existem cerca vinte e, certamente, a mais famosa delas é a Torre degli Asinelli, próprio no centro histórico. A torre foi construída entre 1109 e 1119 e hoje é o símbolo indiscutível de Bolonha, tanto que em 2015 um sistema de iluminação faz visível em todos os cantos da cidade. Se vai a Bolonha é impossível não “subir” os 498 degraus e admirar Bologna do alto.

Roteiro Italia – 10 Maravilhas da Arquitetura Italiana para Visitar

Pisa

Roteiro Italia – Torre di Pisa

Roteiro Italia

A Torre de Pisa não necessita de apresentação!

Se trata da torre do sino da Catedral de Santa Maria Assunta que, ao longo dos séculos, tornou-se mais famoso da própria catedral. Como todos sabem esta “reputação” é devido à sua inclinação de 4,8° em relação ao eixo vertical, devido a uma falha no solo argiloso durante a sua construção.

Hoje a Torre de Pisa é um dos símbolos italianos no mundo e um dos lugares mais visitados na Itália; chegaram a propor a torre como uma das maravilhas do mundo moderno … Em suma, era impossível não acrescentar entre as maravilhas arquitetônicas italianas …

Florença

Roteiro Italia – La Cupola del Brunelleschi 

Cúpula de Brunelleschi é a esplêndida cobertura da Catedral de Florença.

Durante muito tempo foi a maior cúpula do mundo e até hoje é um símbolo da cidade.

Realmente são poucas estruturas arquitetônicas que parecem estar em harmonia com a cidade que a acolhe como está incrível cúpula com Florença; a silhueta da cúpula na verdade tem feito ao longo dos séculos, a cidade de Florença ainda mais linda.

A cúpula foi a incrível obra de Brunelleschi, que o projetou para superar em proporções aquela do Panteão, a maior do mundo. Hoje, a Catedral de Florença continua sendo um dos mais incríveis tesouros da cidade e certamente grande parte dessa beleza depende proprio da sua cúpula. Aqui você vai encontrar algumas informações sobre como visitar Florença em um dia!

Cidade do Vaticano

Roteiro Italia – Praça de São Pedro

Roteiro Italia

Inserimos a Praça de São Pedro mais do que a Basílica, porque desde que eu era pequena sempre considerado que este lugar único e fascinante; uma verdadeira maravilha italiana…

A praça é esplêndida e cheia de curiosidade, como os baixos-relevos dos 4 ventos ao redor da fonte ou como os dois pontos onde posicionam se você quiser ver as colunas (graças ao jogo de perspectiva você só vai ver as primeiras colunas e não a parte de trás).

A praça de São Pedro foi feita por Bernini e é definitivamente um dos lugares mais bonitos em Roma (mesmo se encontra na Cidade do Vaticano).

Todos os anos é visitada por milhões de pessoas, servindo como antecâmara para um dos lugares mais sagrados do mundo. Então porque não fazer parte deste grupo de peregrinos???

Roteiro Italia – Panteão

Roteiro Italia

Antes, falamos sobre uma das maiores cúpulas do mundo … agora sobre um dos mais famosos: o Panteão de Roma. Inicialmente construída e desejada por Marco Vipsânio Agripa, genro do Imperador Augusto, para ser o templo de todos os deuses, tornou-se em seguida, nos tempos medievais e católica uma igreja. Hoje ao seu interno se encontra túmulos famosos, como aqueles dos reis da Itália Vittorio Emanuele II e Umberto I.

Durante séculos, a surpreendente estrutura do Panteão inspirou tantos outros edifícios na Itália e não somente (se destaca entre todos o Memorial Jefferson em Washington) por isso, é impossível não incluí-lo entre as maravilhas arquitetônicas italianas famosa no mundo.

Ainda me lembro da primeira vez que vi, quanta surpresa! Cúpula de caixotões de concreto encimada por uma abertura central (óculo) descoberta. Quase dois mil anos depois de ter sido construída, é ainda hoje a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo.

Andria

Roteiro Italia – Castel del Monte 

Terminamos esta lista com uma das maravilhas do sul da Itália: Castel del Monte.

O castelo localizado em Puglia, foi construído por Frederick II e conferem à região seu caráter distintivo. 

Situado em uma colina que domina a paisagem de olivais e pomares.

A grandeza da estrutura formada por oito torres nos deixa sem fôlego! Considerada uma das tantas pérolas da Puglia, em uma das mais belas regiões da Itália, zelosamente preservado.

 

Surpreendentemente outros Roteiros muito requisitados

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Roma Turismo – Os lugares mais românticos na Cidade Eterna, absolutamente imperdível!

Viagem para Roma Dicas de Lugares imperdíveis para conhecer em um bate-e-volta!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Viagem para Veneza – Uma das cidades mais emblemáticas do mundo

Passeio de Gondola em Veneza – Passeio pela cidade onde as ruas são água e os carros são barcos

Hoteis em Veneza – Como descobrir os melhores e luxuosos, com o máximo de comodidade e conforto

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Roteiro Costa Amalfitana 4 dias – uma viagem dos sonhos em um dos lugares mais incríveis da Itália

Costa Amalfitana roteiro para os que gostam de lindas praias em um deslumbrante litoral!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Italia

Sardenha Dicas de excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer

Viajar para a Itália – A neve nesse País trazem algo no ar que não se pode descrever em palavras!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Roteiro para Italia – Val d’Orcia na Toscana: Montalcino, Montepulciano, Pienza e vinicolas

Toscana de Carro – Uma viagem inesquecível, atravessando uma das regiões mais bonitas do mundo