Search

Capela Sistina Visita extraordinária e dicas de como visitar os Museus Vaticanos

 

Capela Sistina Visita Extraordinária ao Vaticano em Roma, é sem dúvida um dos maiores tesouros de arte de todos os tempos, uma das obras primas mais famosas do mundo. É a última sala do tour nos museus vaticanos e é o tesouro mais cobiçado por milhões de turistas que chegam todos os anos de todo o mundo para admirar.

O criador de tanta fama e beleza é o gênio indiscutível Michelangelo e a coisa mais inusitada é que ele conseguiu fazer esse imenso milagre artístico sozinho!

Normalmente na realização de grandes obras, os artistas da época trabalhavam em conjunto com os seus colaboradores. O mestre pintava pessoalmente só algumas partes da obra, enquanto eram os aprendizes que la completavam. Para a Capela Sistina tudo isso não aconteceu: incrivelmente muita beleza é o trabalho de um único homem.

Capela Sistina Visita

“Os afrescos que aqui contemplamos nos introduzem no mundo dos conteúdos da Revelação. As verdades de nossa fé nos falam em cada lugar. Delas, o gênio humano tirou a inspiração empenhando em revestir de formas em uma beleza inigualável”.

Capela Sistina Visita Extraordinária ao Vaticano em Roma - Rome Air-Port Shuttle

Com estas palavras, pronunciadas na Homilia durante a Santa Missa celebrada em 8 de abril de 1994. Com motivo da conclusão dos trabalhos de restauração do Juízo Universal. O Santo Padre João Paulo II desejou destacar o caráter sagrado do lugar através das pinturas, das imagens de um livro, para tornar mais compreensíveis as verdades expressas nas Sagradas Escrituras.

A Capela está localizada na Cidade do Vaticano, no Palácio Apostólico e é particularmente orgulho da arte italiana. Atualmente, está consagrada como a capela papal e é uma das áreas incluídas na visita dos Museus do Vaticano.

Recentemente uma restauração importante foi feita dos afrescos da abóbada retornando ao seu esplendor original.

Capela Sistina Visita Extraordinária ao Vaticano em Roma

Foi nomeada pelo Papa Sisto IV della Rovere (1471-1484). Construída entre 1475 e 1481 por Giovanni de Dolci que seguiu o projeto elaborado pelo arquitecto Baccio Pontelli. Inaugurada em 15 de agosto de 1483 e foi dedicada à Virgem da Assunção.

Capela Sistina Visita Extraordinária ao Vaticano em Roma - Rome Air-Port Shuttle

Todas as suas dimensões é o mesmo que os do Templo de Jerusalém. O prédio que abrigava o edifício onde a capela foi construída foi usado como uma fortaleza do Vaticano.

Capela Sistina Visita

Foi construída como uma capela privada, dentro do qual teve lugar as cerimônias mais importantes que foram realizadas durante o Ano Santo. E se reuniram o conclave, quando tinham que eleger um novo papa.

O interior da capela é composta por uma única nave com uma abóbada, reduzido com plumas e uma luneta em cima de cada uma das vinte janelas em arco. O piso é opus Alessandrinum (em inlays de mármore policromo, este tipo particular de decoração foi criada na Idade Média pela família Cosmati).

A capela é dividida em duas partes por uma balaustrada de mármore criada por Mino de Fiesole e Andrea Bregno, que eram também, juntamente com Giovanni Dalmata, os criadores do coro. O obstáculo foi usado para separar a capela em duas zonas, uma reservada para o clero e outra aos fiéis.

Capela Sistina Visita

Quando o Papa Sisto IV decidiu criar a Capela chamou os maiores artistas da Toscana e Umbria, para o período (Botticelli, Signorelli, Cosimo Rosselli, Ghirlandaio, Perugino e Pinturicchio), que decoraram as laterais com afrescos que descreve dois ciclos importantes de história: Antigo e o Novo Testamento.

Capela Sistina Visita Extraordinária ao Vaticano em Roma - Rome Air-Port Shuttle

As cenas com as histórias de Moisés e Jesus, foram colocadas em conformidade simbólica, em um grande final, que ramificava ao longo das paredes,  logo abaixo das janelas, com cortinas de pano com o emblema da família Carvalho. 

Os mesmos artistas que no século XV decoraram a capela foram também os autores dos murais com retratos dos primeiros trinta papas colocados entre as janelas no alto.

A abóbada, inicialmente,  foi pintada por Pier Matteo d’Amelia com um céu azul simples cheio de estrelas douradas, e manteve essa aparência até que o Papa Júlio II encomendou Michelangelo 1503-1513 a redecoração de toda a superficie da capela.

Capela Sistina Visita

Michelangelo trabalhou na abobada dos anos 1508 ate 1512. O projeto original de Júlio II era de fazer pintar, ao jovem artista, 12 Apóstolos, mas em seguida, o papa viu que o trabalho não estava ficando muito bom, assim deu a Michelangelo a oportunidade de realizar em autonomia a abobada. Desta forma, o artista foi capaz de dar origem ao que hoje é chamado de obra-prima do Renascimento italiano.

Capela Sistina Visita Extraordinária ao Vaticano em Roma - Rome Air-Port Shuttle

O artista toscano criou uma estrutura arquitetônica para as figuras de Sibille de Profetas, de Nus, das Nove Histórias de Gênesis. Nas plumas e nas lunetas, parte inferior do teto, representa os antepassados de Cristo. Nos pendentes de canto contêm quatro histórias de Israel, de Tortura de Aman, e da Serpente de Bronze. 

As figuras gigantes ao redor da abobada, alternadas umas com as outras, são aquelas dos Profetas e Sibilas, aqueles que predisse o nascimento de Cristo.

Compre seu: ingresso vaticano

Os nove episódios de Gênesis representam a origem do universo, do homem e do Mal.

No primeiro grupo há a Divisão de luz das trevas, Criação do Sol e da Lua, a Divisão das Águas da Terra e da criação dos animais, nestes afrescos Deus é o único protagonista. No segundo grupo, há a criação de Adão, criação da mulher e da expulsão do paraíso.

No terceiro grupo, há o sacrifício de Noé, o Diluvio Universal e da embriaguez de Noé (esta foi a primeira obra criada por Michelangelo). Os famosos Nus que Michelangelo pintado nos ângulos dos painéis centrais, são retratados em esculturas clássicas e representam a louvação do corpo humano.

 

Roteiro Roma – Transfer Especializado

Para que você faça este passeio sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, nós sugerimos a contratação de um motorista particular que também servirá como guia durante todo o passeio. Nossos transfers operam de acordo com a sua necessidade, para transferí-lo ao seu destino especificado. Os veículos podem ser de qualquer tipo e tamanho, dependendo do número de pessoas. Podemos atender a viajantes individuais ou grupos para desbravar esta cidade maravilhosa!

 

Outros Roteiros Italianos muito requisitados

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Roma Turismo – Os lugares mais românticos na Cidade Eterna, absolutamente imperdível!

Viagem para Roma Dicas de Lugares imperdíveis para conhecer em um bate-e-volta!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Viagem para Veneza – Uma das cidades mais emblemáticas do mundo, rodeada de bistrôs, ruas estreitas e antigas vias fluviais

Passeio de Gondola em Veneza – Um passeio pela cidade onde as ruas são água e os carros são barcos

Hoteis em Veneza – Como descobrir os melhores e luxuosos, com o máximo de comodidade e conforto

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Roteiro Costa Amalfitana 4 dias – uma viagem dos sonhos em um dos lugares mais incríveis da Itália

Costa Amalfitana roteiro para os que gostam de lindas praias em um deslumbrante litoral, imperdível na Italia!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Italia

Sardenha Dicas de excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer

Viajar para a Itália – O inverno e a neve nesse País trazem algo no ar que não se pode descrever em palavras!

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Roteiro para Italia – a bela região do Val d’Orcia na Toscana: Montalcino, Montepulciano, Pienza e vinicolas

Toscana de Carro – faça uma viagem inesquecível, atravessando uma das regiões mais bonitas do mundo




Resorts 300x250