Search

Passeios Roma – Cidade Subterrânea em Roma plena de mistérios e uma constante descoberta. Uma viagem no tempo em uma verdadeira e própria cidade paralela

Cidade Subterrânea em Roma

Passeios Roma – Você já imaginou como é a Roma Subterrânea? Você é curioso em descobrir e visitar galerias subterrâneas da cidade? Aqui 9 lugares da capital que você deve visitar! Este artigo, portanto, fornecer-lhe alguns endereços de Roma Subterrânea que eu recomendo fortemente, se você é um amante da descoberta dos lados incomuns da Cidade Eterna.

Cada cidade no mundo guarda um tesouro escondido em suas profundezas, abaixo da superfície. Roma de tesouros enterrados lo preserva tantos, a refutação a magnificência expostos à luz solar. Mas este outro “lado da Lua” é, infelizmente, em grande parte desconhecida, não só para turistas mas também para seus próprios habitantes que diariamente caminham nas suas ruas de paralelepípedos sem saber o que existem embaixo.

Passeios Roma – Subterrâneo do Coliseu

Cidade Subterrânea em Roma

Um Coliseu inédito como você nunca viu!

Finalmente se pode visitar o subterrâneo, que será acessado a partir da seção do monumento que inclui a monumental Porta Libitinária, do mesmo modo restaurada durante estas intervenções.

A descida para as salas subterrâneas permitirá que você chegue a uma parte fundamental na visita do monumento.

Ali transitavam os escravos que através de passagens se moviam para executar seus serviços, sem que os espectadores percebessem nada e sem prejudicar os shows.

Ali eram trazidos os animais capturados nos cantos mais remotos do Império. Ali paravam os gladiadores e preparavam-se para lutar antes de chegar à arena. Estes são os espaços que contam a história por trás dos longos dias do Coliseu.

Do subterrâneo, o percurso de visita te fará subir aos ápices do monumento, em uma área só recentemente restaurada e reaberta, exclusivamente para aqueles que vêm de metrô: o terceiro anel. Esta área foi aberta nos anos 70, mas sendo considerada de risco, foi quase imediatamente fechada, para ser apreciada, em forma privada, por pouquíssimo tempo. Este passeio é incrível porque o monumento antigo mais importante do mundo lhe dará acesso às áreas de circulação que contam a história de Roma.

Passeios Roma – O porão de São Pedro

A necrópole do Vaticano situada abaixo do nível das cavernas, em correspondência com a nave central da basílica foi encontrada durante o pontificado de Pio XII Pacelli (1939-1958) nos anos entre 1939 e 1949.

Apareceu então uma dupla fileira de edifícios sepulcrais, datados entre o II e o início do séc. IV, colocados um ao lado do outro de oeste a leste em um declive, em seguida, a construção da Basílica Constantiniana.

O interior é decorado com pinturas, decorações de estuque e às vezes mosaicos até chegar ao austero túmulo do Apóstolo Pedro, o ponto culminante da visita.

É absolutamente proibido transportar malas, mochilas, câmeras e objetos grandes e médios.

Em caso de necessidade em trazer, tem que chegar pelo menos 40 minutos de antecedência, para deixá-los no “depósito Objetos” do Vaticano.

Visite proibida para menores de 12 anos.

Passeios Roma – Anjos e demônios subterrâneo na Piazza Navona

Com base no sucesso do thriller de Dan Brown, o itinerário sugerido se enfoca sobre a visita dos lugares reais mencionados no best-seller do escritor norte-americano sobre o caminho dos Illuminati. Se trata do chamado ”quatro altares da ciência”, que deveria conduzir os adeptos da seita – aos quais se pedia para decifrar um complexo simbolismo – até a “Igreja da Iluminação”, ou seja Castel Sant’Angelo.

Passeios Roma – Cidade Subterrânea em Roma e Seus Mistérios 

É uma rota nos lugares da Roma Monumental em que vamos rever partes do script do romance, comparando a realidade com a excepcional fantasia do famoso escritor. É uma visita caracterizada pela descida no subsolo da Piazza Navona para visitar as ruínas do Estádio de Domiciano, estrutura dedicada às competições atléticas na Roma Antiga.

Passeios Roma – Auditório de Mecenas

Cidade Subterrânea em Roma

A descoberta da vila e do Auditório de Mecenas “Auditorium di Mecenate” aconteceu por acaso em 1874, durante a abertura da Via Merulana.

Do grande complexo, na virada das paredes Serviane, foi preservado apenas o chamado “Auditorium”.

É uma abside de 24 metros de comprimento, era um porão na época, e é construído em tufa reticulada.

Na sala retangular, lugar conhecido da cultura, abriram seis nichos por parede, provavelmente adornada com estátuas.

Um teto abobadado para proteger o local, decorado com afrescos, com uma decoração de mármore planejada essencialmente sobre os limiares de nichos e nos degraus do pórtico. O material utilizado é o mármore Caristio (vulgarmente chamado “Cipollino”).

Passeios Roma – Basílica dei SS. Giovanni e Paolo

Cidade Subterrânea em Roma

As casas romanas no Celio representam um maravilhoso exemplo de documentação de uma original solução arquitetônica de três casas romanas do século II d.C. transformado na primeira metade do século III em um edifício com alpendre, com loja no nível da rua. No quarto século d.C., o edifício torna-se uma mansão e pertencem a este período belas decorações conservadas.

Passeios Roma

A última transformação é datável ao mesmo quarto século d.C.  quando, por causa do martírio de SS. Giovanni e Paolo (mas também Crispo, Crispiniano e Benedita), vem realizada a “Confessio”. Uma nicha retangular com uma aterragem levantada decorada com pinturas de temas cristãos. Finalmente chegamos ao quinto século d.C., a data da construção da maravilhosa Basílica.

As casas romanas são, portanto, um exemplo quase único em Roma de conservação pictórica que as fazem exclusivas e únicas no seu gênero. Um moderno museu ao interior preserva cerâmica, ânforas e material precioso, encontrado durante as escavações.

Passeios Roma – Domus Romano sob Palazzo Valentini

Cidade Subterrânea em Roma

O Domus sob Palazzo Valentini cobre uma área de cerca de 500 metros quadrados. Uma área de spa privado com piscinas de água quente e fria, uma domus de juízes e senadores do terceiro século. d.C. Entre os objetos antigos encontrados há também duas esculturas do século II. d.C. de grande tamanho e de alta qualidade artística que representam duas togas. A descoberta demonstra a existência de um bairro exclusivo imediatamente atrás do Foro de Traiano e ao centro dos edifícios públicos da Roma Antiga.

Se, por si só a natureza extraordinária destes trabalhos torna seguramente exclusivo, tudo é ricamente enriquecido pelo contexto de multimídia desenhado por Piero Angela e que contempla reconstruções virtuais em torno do visitante, tão extraordinário quanto original. Uma visita realmente para apreciar, inesquecível!

Passeios Roma – O porão da Basílica de São João

Cidade Subterrânea em Roma

O Latrão é uma das áreas mais ricas de Roma em história e evidências arqueológicas.

Particularmente a Basílica de Latrão, em seu subsolo abriga uma visão sobre a história dos mais destacados presentes em toda a Urbe.

Antigos complexos de edifícios, incluindo uma mansão construída do século I.

Com pinturas extraordinárias de parede e o quartel da guarda imperial a cavalo, depois destruídas por Constantino, bem como um cortiço civil do século III.

Uma pedra angular e um grande pátio central fazem este lugar ser absolutamente imperdível e de particular interesse. Se pode visitar também um antigo forno imperial.

Passeios Roma – O porão de Santa Cecília em Trastevere

Cidade Subterrânea em RomaA Basílica de Santa Cecília, situada na praça com o mesmo nome, é a casa da mártir romana Cecília e seu marido Valeriano.

Escavações sob a igreja, realizadas durante a restauração de 1899, na verdade assinalaram um grupo de antigos edifícios da era republicana.

Com paredes em cantaria de tufo e uma coluna Doric.

O edifício mostra restaurações e renovações de período mais tarde, a partir do II ao IV século d.C., quando foi juntada com outras construções já existentes e que remontam ao período republicano.

Além de diferentes ambientes construídos em alvenaria e com restos de pisos em mosaico, há também uma grande sala caracterizada pela presença de sete tanques cilíndricos de tijolos.

A casa foi transformada em um titulus (denominado Ceaciliae) já no séc.V enquanto São Gregório, o Grande, construía a primeira basílica no séc. VI. St. Cecilia. Culpada de tentar converter Valeriano e seu irmão Tibúrcio, foi martirizada em 230 d.C. no porão da igreja. Onde ainda se encontra o calidarium, ou seja, o ambiente em que a mártir sofreu por três dias, a tortura. Uma vez que passou o terceiro dia e ela não havia ainda sido sufocada pelos ardentes vapores, seus captores a decapitaram por ordem do imperador Marco Aurélio Severo Alexandre mais conhecido como Alexandre Severo.

Passeios Roma – O Mitreo do Circus Maximus

Cidade Subterrânea em Roma

O Mitreo foi descoberto no decurso dos trabalhos realizados na década de 30. Para a criação do depósito para as cenas do Teatro Nacional da Ópera na antiga fábrica de massas Pantanella, que a cidade de Roma tinha comprado nos anos vinte e destinado a sede dos Museus de Roma. Se identifica um grande edifício do séc. II. d.C., várias vezes modificado e cujo piso térreo, no séc.III d.C. foi adaptado para Mitreo.

O Mitreo do Circus Maximus é um dos maiores locais de culto do Deus Mitra conhecido em Roma. Um magnífico relevo em mármore branco evoca a cerimônia da tauroctonia, durante a qual se matava um touro, seguindo o exemplo de Mitra que ladeado da Cautes e Cautopates, e de Sol e Luna, leva o punhal contra o animal sacrificado.

Passeios Roma

 

Transfer em Roma Especializado

Para que você faça este passeio sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, nós sugerimos a contratação de um motorista particular que também servirá como guia durante todo o passeio. Nossos transfers operam de acordo com a sua necessidade, para transferí-lo ao seu destino especificado. Os veículos podem ser de qualquer tipo e tamanho, dependendo do número de pessoas. Podemos atender a viajantes individuais ou grupos para desbravar esta cidade maravilhosa!

 

Outros Roteiros Italianos muito requisitados

 

>Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Viajar para Roma Dicas Lugares Incomuns para Visitar na Cidade Eterna

Viajar Para Roma – Lugares Incríveis com Dicas & Conselhos

Como Aproveitar e Ideias para Seu Natal em Roma

Passeios Roma – Visitas Subterrâneos e os Seus Mistérios

Viagem Roma Antiga Caminhando pelo Fórum Romano

 

>Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Passeio de Gôndola em Veneza – Tour Privativo e Itinerários

Passeios em Veneza – Descubra a Cidade mais Romântica do Mundo

Como Descobrir os Melhores e Luxuosos Hotéis em Veneza

 

>Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Conheça os Melhores Hotéis em Positano de Luxo na Costa Amalfitana

Costa Amalfitana Dicas – Passeio De Um Dia em Positano e Ravello

 

>Roteiros e Dicas de Viagem para Itália

Roteiro Viagem Itália – 10 Maravilhas Arquitetônicas Italianas para Visitar

Tour pela Itália – Descobrindo o Vêneto em Cidades Medievais

Ecoturismo na Itália – Confira as 10 melhores Trilhas para Caminhada

Excursão Para Itália Dicas Fim de Semana: 10 Destinos de Norte a Sul

Viagem Para a Itália – Dicas de Praias, Gastronomia e Arte

Viagem Pela Itália – Descubra 10 Lugares e Atrações Imperdíveis

Conheça as 5 Ilhas da Itália mais Fascinantes Para se Visitar

Roteiro de Viagem Itália – Conheça Lugares Imperdíveis Visitando Grutas

Passeios na Itália – Imperdível Roteiro na Região da Emilia Romagna

Natal na Itália – Os Mais Famosos Mercadinhos no Período Natalício

Cinque Terre Dicas de Viagem e Turismo Em Um Dia

Os Melhores Hotéis em Milão incluindo Luxo & Spa

 

>Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Dicas de Como Encontrar os Melhores Hotéis em Florença

Toscana Viagem – Arquitetura e História Etrusca: Arezzo e Cortona

Viagem Para Toscana – Val d’Orcia no Momento dos Girassóis

Turismo em Florença –  Conheça a Capital da Toscana na Itália

Viagem a Toscana – Passeios Exclusivos com Roteiro Incrível