Search

Passeios Perto de Roma – 3 Cidades Medievais Para Visitar na Itália

Passeios Perto de Roma

Passeios Perto de Roma – 3 Cidades Medievais Para Visitar na Itália. Existem várias cidadezinhas medievais na Itália, perto de Roma. Destinos menos badalados, mas igualmente charmosos, custam menos e trazem experiências que as cidades mais turísticas não proporcionam. Está duvidando? Centro medieval do conhecimento inspirou tantos durante séculos – agora é a sua vez de escrever a sua história.  Veja abaixo alguns exemplos para incluir nas próximas férias.

Antiga Cidade de Canale Monterano

As impressionantes ruínas de Monterano oferece aos visitantes ângulos de incomparável charme e intrigante beleza. O cenário que se apresenta parece que saiu de um canto do inferno de Dante. Entre uma vegetação densa e emaranhada, interrompida por amplos espaços, destacam-se as imponentes ruínas do antigo burgo.

Passeios Perto de Roma

Apesar de tudo, não faltam monumentos de valor significativo arquitetônico como o Palácio do Barão, a igreja e convento de São Boaventura construídos por um projeto de Lorenzo Bernini. Mas o que é mais impressionante é a presença de monumentos construídos em épocas diferentes. Uma mistura de arquitetura e paisagem incomum e fascinante.

Podemos assim, admirar construções de época etrusca como as tumbas na base da colina e transformadas após em porões. Impressionantes artefatos da época romana, como o aqueduto. Dos tempos medievais o castelo que mais tarde tornou-se o Palácio do Barão. Do período da Renascença já mencionado o Convento de São Boaventura e o Palácio do Barão.

Passeios Perto de Roma – 3 Cidades Medievais Para Visitar na Itália

Mas a visita não se limita somente a isso. Na verdade, podemos ver na praça de São Boaventura, igreja com o mesmo nome, uma belíssima fonte octagonal (cópia da original salvada durante a primeira restauração em 1956 e colocada na Piazza del Campo em Canale Monterano). O Palácio do Barão. A estátua do leão obra de Bernini (cópia da original colocada durante a restauração em 1995, e preservada no átrio da Câmara municipal em Canale Monterano).

Passeios Perto de Roma

De um certo interesse também, são as ruínas da Igreja de San Rocco, a Porta Gradella, uma das três de Monterano e da Via Gradella, a torre do sino da catedral, algumas muralhas na entrada, restos de uma entrada de uma adega, e algumas casas nos arredores do Palácio do Barão.

Dentro da Reserva Natural de Monterano se encontra também um importante sítio geológico onde podemos admirar a Cachoeira da Diosilla. Conhecida pelo um grande atrativo a cor da água que varia do amarelo ferrugem ao azul, ao branco, deve-se a partículas de enxofre em suspensão.

Passeios Perto de Roma

Continuando pela estrada de chão, seguindo o rio Bicione, entrando em uma vegetação densa, atravessamos pitorescas passagens através de paredes com tufo e arcos de pedra natural.

Passeios Perto de Roma

Tudo ao redor, a exuberante floresta cercada por folhas de carvalho, é caracterizada pela presença de espécies raras de samambaias.

Chegando em uma pedreira de tufo, se atravessa uma pequena ponte de madeira, finalmente a uma esplanada que se abre em frente a chamada caverna solfatara, águas ferventes de fontes naturais de enxofre. 

Alguns conselhos: Para não perdermos nada dessa maravilha da natureza nosso conselho é iniciar a visita do parque do estacionamento da Diosilla.

Chegar nas ruínas seguindo o itinerário traçado de vermelho e depois a pequena ruazinha que desde solfatara te leva até Monterano (3500 metros).

Se ao invés, você não gosta de caminhada, e está interessado apenas em visitar as ruínas segui diretamente ao estacionamento de Monterano e prossegue a pé por 200 metros.

Passeios Perto de Roma – Arsoli

O Dólmen do Poço do Diabo

O Vale do Aniene abriga algumas das mais belas vistas da região Lácio, e ainda oferece, em muitos lugares, a antiga paisagem do Grand Tour. Os saltos das águas, vegetação exuberante, mas também os antigos mosteiros e conventos pendendo sobre os desfiladeiros, que sempre fascinou o viajante.

Em Arsoli, uma das cidades mais interessantes na região, dominada pelo castelo com torres, o Castello Massimo é rodeado de florestas, oliveiras e ciprestes, este cenário pitoresco assume cores absolutamente únicas.

Passeios Perto de Roma

Nas imediações do burgo medieval, fazendo uma curta caminhada podemos descobrir um cantinho secreto e semi-desconhecido. Logo abaixo da via Tiburtina, quase a altura da Vallone Bagnatore, se admira um extraordinário “fenômeno natural”.

São duas torres verdadeiramente de pedra calcária, de forma cónica, de cerca 15 metros cada, localmente conhecida como “rocha da Femmona morta”.

Eles aparecem de repente na floresta, um diante do outro, seguindo o caminho do “Poço do Diabo”, que ocorre ao longo de uma parte do torrente Bagnatore, entre desfiladeiros, afloramentos rochosos e pedras, cachoeiras e árvores com folhas de carvalho.

Passeios Perto de Roma

Um desses “dolmen” tem a forma de uma lâmina desembainhada, sinaliza o caminho para a direita de quem atravessa.

O outro, um pouco mais alto e coberto na base da mata densa, é realmente intrigante: se pára para observar te faz recordar as “estátuas de Moai da ilha de Páscoa”.

Parece, além disso, esculpida à mão e, olhando-o de perfil, se reconhece claramente um olho (formado por uma cavidade), o nariz, a boca com um monte de lábios e queixo.

Tudo isso coroado por um misterioso chapéu que o faz parecer um feiticeiro. Muitas lendas populares estão ligadas a este lugar, fortemente caracterizadas pelo carsismo (atividade química exercida pela água na época), dando a formação de cavernas e dolinas.

Alguns dizem que, no conto de velhas histórias, se trate de dois malditos demônios e de dois amantes transformados em pedra pela vontade divina. Estranhamente junto com o seu cãozinho (que corresponderia à pequena torre decepada que é visível ao lado do maior dólmen).

Há aqueles que pensam que são esculturas antigas dos equi (pessoas que habitavam nessas terras em tempos pré-romano) com um valor de tipo religioso ou astronômico.

Por muitos séculos, as pessoas de Arsoli celebram os rituais relacionados com a passagem das estações. A emoção quando chega ao final do percurso, é todos os sentidos indescritível: enquanto a vista se estende por cima do selvagem desfiladeiro esculpido do Bagnatore.

Pungente é a imagem dos dois guardiões de pedra, que pela eternidade irá definir aquele panorama soberbo e encantam o turista que vem visitá-lo.

Passeios Perto de Roma – Rocca di Papa

A diabólica subida em descida

Passeios Perto de Roma

No quilômetro 11.600 da rodovia 218, que liga Ariccia, Rocca di Papa e Grottaferrata, se presencia um fenômeno incomum: longo uma subida retilínea, cada coisa deixada livre no chão, em vez de descer inicia a  subir!

Um misterioso lugar onde parece que o campo gravitacional se inverteu, e por isso sempre foi denominado com os mais curiosos apelidos “subida assombrada” e “o diabo”. Este efeito é visto com qualquer objeto, mesmo o carro, deixado no ponto morto longo a subida, inicia a correr verso o alto, e as pessoas aparentemente atravessando em descida, adverte em vez como um empurrão na direção oposta, tal singular fenômeno nasce da uma relação à origem vulcânica do local e as anomalias do campo magnético encontrado no território, bem como em relação à santidade telúrica atribuída à vista para Monte Cavo, atravessado da antiga via Sacra.

Passeios Perto de Roma

Na verdade, estudos científicos têm demonstrado exaustivamente que se trata de uma complexa ilusão óptica.

Aquilo que aparece como uma subida é realmente uma ligeira descida. Somos capazes de percebê-la como tal, enquanto é precedida e seguida por uma forte subida.

Devido à falta de uma referência ao horizonte, que eliminaria esta visão distorcida do trato de estrada.

Embora seja conhecida a natureza da “subida em descida” de Ariccia, o misterioso fenômeno, que ocorre, ainda atrai milhares de visitantes, que se preparam por qualquer maneira, para ver este extraordinário fenômeno.

Transfer em Roma Especializado

Para que você faça este passeio sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, nós sugerimos a contratação de um motorista particular que também servirá como guia durante todo o passeio. Nossos transfers operam de acordo com a sua necessidade, para transferí-lo ao seu destino especificado. Os veículos podem ser de qualquer tipo e tamanho, dependendo do número de pessoas. Podemos atender a viajantes individuais ou grupos para desbravar esta cidade maravilhosa!

 

Passeios Perto de Roma

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Viajar para Roma Dicas Lugares Incomuns para Visitar na Cidade Eterna

Viajar Para Roma – Lugares Incríveis com Dicas & Conselhos

Como Aproveitar e Ideias para Seu Natal em Roma

Passeios Roma – Visitas Subterrâneos e os Seus Mistérios

Viagem Roma Antiga Caminhando pelo Fórum Romano

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Passeio de Gôndola em Veneza – Tour Privativo e Itinerários

Passeios em Veneza – Descubra a Cidade mais Romântica do Mundo

Como Descobrir os Melhores e Luxuosos Hotéis em Veneza

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Conheça os Melhores Hotéis em Positano de Luxo na Costa Amalfitana

Costa Amalfitana Dicas – Passeio De Um Dia em Positano e Ravello

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Itália

Roteiro Viagem Itália – 10 Maravilhas Arquitetônicas Italianas para Visitar

Tour pela Itália – Descobrindo o Vêneto em Cidades Medievais

Ecoturismo na Itália – Confira as 10 melhores Trilhas para Caminhada

Excursão Para Itália Dicas Fim de Semana: 10 Destinos de Norte a Sul

Viagem Para a Itália – Dicas de Praias, Gastronomia e Arte

Viagem Pela Itália – Descubra 10 Lugares e Atrações Imperdíveis

Conheça as 5 Ilhas da Itália mais Fascinantes Para se Visitar

Roteiro de Viagem Itália – Conheça Lugares Imperdíveis Visitando Grutas

Passeios na Itália – Imperdível Roteiro na Região da Emilia Romagna

Natal na Itália – Os Mais Famosos Mercadinhos no Período Natalício

Cinque Terre Dicas de Viagem e Turismo Em Um Dia

Os Melhores Hotéis em Milão incluindo Luxo & Spa

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Dicas de Como Encontrar os Melhores Hotéis em Florença

Toscana Viagem – Arquitetura e História Etrusca: Arezzo e Cortona

Viagem Para Toscana – Val d’Orcia no Momento dos Girassóis

Turismo em Florença –  Conheça a Capital da Toscana na Itália

Viagem a Toscana – Passeios Exclusivos com Roteiro Incrível




Resorts 300x250