Search

Passeios na Itália – Imperdível Roteiro na Região da Emilia Romagna

Passeios na Itália

Passeios na Itália. Arte e cultura … pertinho do litoral.

A Costa do Adriático na Emilia Romagna se coloca historicamente ao centro de eventos artísticos e culturais muito ativo. Ao longo da Via Emilia e da Costeira do Adriático conheceremos a Emília Romagna, não só como terra de lazer e entretenimento, mas também como férias a descoberta de centros férteis artisticamente e culturalmente.

Igrejas românicas, bibliotecas medievais, mosaicos bizantinos, majestosos projetos para os grandes magnatas da Renascença, sítios arqueológicos e edifícios antigos que abrigam os ricos acervos da arte de todas as épocas.

São apenas algumas das maravilhas da visitar a poucos quilômetros da Costeira, graças a excelentes conexões entre os principais resorts de praia e os grandes centros de interesse cultural.

Passeios na Itália

Uma imersão na arquitetura renascentista para quem visita Ferrara, dos imponentes e majestosos edifícios do centro histórico, a Delizie Estense, casas e castelos dos senhores de Ferrara espalhados por todo o território.

Uma viagem maravilhosa através das diferentes culturas do Mediterrâneo, entre mosaicos orientais, monumentos e igrejas de Ravenna, cuja o centro histórico, bem como a de Ferrara, foi incluído na lista da UNESCO do Patrimônio Mundial para o valor artístico e arquitetônico.

Ravenna se visita a pé ou de bicicleta. Um hotel no centro é, portanto, o ideal, o Palazzo Galletti Abbiosi, com estacionamento, rico buffet no café-da-manhã e aluguel gratuito de bicicletas, combina prazer e conforto, com os seus interiores requintados e uma localização invejável. Em frente ao hotel a Basílica de Santo Apolinário Novo, a primeira etapa deste tour em Ravenna.

Passeios na Itália

É um dos oito monumentos UNESCO da cidade (desde 1996). Construída por Teodorico entre o ano 493 e 496 como um templo ariano e, em seguida, consagrado ao catolicismo.

No interior, as primeiras decorações de mosaico deste passeio. Conjunto de pequenos azulejos coloridos resultado de um grande domínio artístico que fez Ravenna famosa em todo o mundo.

Passeios na Itália – Imperdível Roteiro na Região da Emília Romagna

Uma cidade que se conhece tudo em pouco tempo – a Igreja de São Francisco reconstruída no século X, nas ruínas da antiga estrutura do século XV, é reconhecível pela sóbria fachada de tijolos. A igreja tem muitas entradas,  e você sai em um encantador jardim onde se encontra a banca de revista Braccioforte, o oratório do século XV.

Passeios na Itália

Passeios na Itália

Um pouco mais adiante, quase escondido ao longo de um corrimão, o túmulo de Dante. Um pequeno templo que abriga os restos do grande poeta florentino, que morreu no exílio na cidade de Ravenna, em 1321. Um baixo-relevo do final do séc. XV, mostra-o pensativo sobre as ruínas tão disputada da cidade de origem e de adoção.

O Museu ao lado conta interessante aspecto da vida de Dante com com recordações, documentos e contribuições multimídia.

Passeios na Itália

Continuando ao longo da Via Dante Alighieri, duas outras heranças da UNESCO: Batistério Neoniano (ou ortodoxa) e a Capela Sto Andre (Cappella di Sant’Andrea.) O primeiro, nomeado assim pelo Bispo Neone que curou a aparência atual, remonta ao séc. V e é o mais antigo dos monumentos de Ravenna.

Passeios na Itália 

Com o exterior de tijolos em uma planta ortogonal, apresenta elementos bizantinos e primeiros cristãos,  mármores, e é claro, mosaicos, presença constante na cidade.

Passeios na Itália

A segunda, único edifício Ortodoxo durante o reinado de Teodorico, quando a religião predominante era ariano, nasceu como um oratório privado.

Ao seu interno os mosaicos do séc. V que descrevem os mártires, típico da ortodoxia católica, bandos de pássaros e um incomum Cristo num vestido militar.

Na capela está situada o Museu do Arcebispo, por sua vez, anfitrião do Palácio Episcopal, que reúne relíquias cristãs da primeira catedral da cidade, a Basílica Ursiana (século V).

É sobre as ruínas de este último que desde o séc. XVIII fica a Catedral de Ravenna, imponente construção com uma torre de sino cilíndrico e fachada barroca.

É nas proximidades também, o Jardim delle Erbe Dimenticate, um oásis de paz com plantas aromáticas e medicinais.

Passeios na Itália

A cidade de Ferrara é uma refinada viagem na elegância da sua arquitetura e suas obras de arte.

A máxima expressão nos períodos medieval e renascentista. 

Na parte central da Praça da República, se parte com o Castelo Estense, construído em 1385, rodeado pelas águas do fosso, que é um símbolo claro do poder desta família, que deixou sinais indeléveis em todos os lugares.

A Câmara Municipal, unido ao castelo por uma passagem coberta, datada no ano 1200 e foi a residência ducal dos Estensi. O palácio na Praça da Catedral construída no séc. XII, com uma grande fachada iniciada em estilo românico e, no topo em estilo gótico; uma esplêndida síntese de estilos.

No Museu da Catedral (Via San Romano) se encontram artefatos e esculturas na sua maioria provenientes da catedral, incluindo as portas do órgão velho, painéis do séc. XIII da Porta dei Mesi, com tapeçarias, talheres, pinturas e manuscritos iluminados.

Passeios na Itália

No lado sul da Loggia dei Mercanti, uma fileira de lojas antigas, presentes desde a Idade Média. Há muitos edifícios que enriquecem as ruas, como o Palazzo Schifanoia desejado por Alberto V d’Este em 1385 e mais tarde expandido. Hoje é o Museu de Arte Antiga, que abriga o grande Salão dos Meses, pintado em meados do séc. IV e conjunto de várias obras.

Passeios na Itália

Palazzo Costabili, apelidado “por Ludovico il Moro”, hoje Museu Arqueológico Nacional, abriga milhares de artefatos da antigo povoado etrusca de Spina, cidade grega-etrusca que se desenvolveu nos séculos VII e VI a. C.

Fachada em relevo de mármore branco e rosa, o Palazzo dei Diamanti construído por Sigismondo d’Este, onde no piso principal se encontra a Galeria Nacional de Arte e, no piso térreo a sede de algumas belas exposições temporárias, que fazem ainda hoje famosa Ferrara.

Passeios na Itália

As cidades de Forlì e Cesena, que sob a fachada moderna esconde intermináveis vestígios de civilizações antigas oferecem uma emocionante viagem através da história.

Justaposições interessantes entre a cultura contemporânea e antigas ruínas romanas e medievais.

No centro de Rimini e nos territórios da província, onde os eventos e iniciativas culturais ligados à tradição animam durante todo o ano os burgos e as praças do centro. 

Absolutamente não pode perder, para aqueles que passam as suas férias em Rimini ou na costa do Adriático, uma visita à República de San Marino, antiga cidade medieval que recebe milhões de turistas.  

Atraídos tanto pelo particular como maravilhoso perfil do Monte Titano, que da Riviera parece um grande navio de pedra no horizonte, tanto pela longa história de independência e das antigas tradições que sempre caracterizaram essa pequena República.

Transfer Especializado

Para que você faça este passeio sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, nós sugerimos a contratação de um motorista particular que também servirá como guia durante todo o passeio. Temos van com motoristas (e guias) durante todos os dias do ano prontos para te receber no aeroporto ou no hotel e te levar para desbravar esta cidade maravilhosa!

 

Outros Roteiros Italianos muito requisitados

 

> Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Viajar para Roma Dicas Lugares Incomuns para Visitar na Cidade Eterna

Viajar Para Roma – Lugares Incríveis com Dicas & Conselhos

Como Aproveitar e Ideias para Seu Natal em Roma

Passeios Roma – Visitas Subterrâneos e os Seus Mistérios

Viagem Roma Antiga Caminhando pelo Fórum Romano

 

> Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Passeio de Gôndola em Veneza – Tour Privativo e Itinerários

Passeios em Veneza – Descubra a Cidade mais Romântica do Mundo

Como Descobrir os Melhores e Luxuosos Hotéis em Veneza

 

> Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Conheça os Melhores Hotéis em Positano de Luxo na Costa Amalfitana

Costa Amalfitana Dicas – Passeio De Um Dia em Positano e Ravello

 

> Roteiros e Dicas de Viagem para Itália

Roteiro Viagem Itália – 10 Maravilhas Arquitetônicas Italianas para Visitar

Tour pela Itália – Descobrindo o Vêneto em Cidades Medievais

Ecoturismo na Itália – Confira as 10 melhores Trilhas para Caminhada

Excursão Para Itália Dicas Fim de Semana: 10 Destinos de Norte a Sul

Viagem Para a Itália – Dicas de Praias, Gastronomia e Arte

Viagem Pela Itália – Descubra 10 Lugares e Atrações Imperdíveis

Conheça as 5 Ilhas da Itália mais Fascinantes Para se Visitar

Roteiro de Viagem Itália – Conheça Lugares Imperdíveis Visitando Grutas

Passeios na Itália – Imperdível Roteiro na Região da Emilia Romagna

Natal na Itália – Os Mais Famosos Mercadinhos no Período Natalício

Cinque Terre Dicas de Viagem e Turismo Em Um Dia

Os Melhores Hotéis em Milão incluindo Luxo & Spa

 

> Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Dicas de Como Encontrar os Melhores Hotéis em Florença

Toscana Viagem – Arquitetura e História Etrusca: Arezzo e Cortona

Turismo em Florença –  Conheça a Capital da Toscana na Itália

Viagem a Toscana – Passeios Exclusivos com Roteiro Incrível




Resorts 300x250