Search

Como Aproveitar e Ideias para Passar o Natal em Roma

Natal em Roma

Natal em Roma. O Natal na Itália sabemos que se vive em família, na intimidade do lar e nos passeios aproveitando para fazer compras natalinas nos dias que se aproxima. Em termos de costumes e tradição, Roma não é diferente do resto da Itália, mas na Capital, na cidade santa e aquela que para todos tornou-se a “cidade eterna”, o Natal assume tons diferentes.

A cidade se ilumina de nova luzes, de muitas árvores de Natal, de presépios, que parecem dar nova vida aos monumentos símbolo da cidade: o Coliseu, o Altar da Pátria, a Piazza de Espanha, Piazza Navona, e por fim a Praça de São Pedro.

A primeira coisa incomum é que em Roma o Natal é comemorado em duas datas. A primeira é que todos nós sabemos, celebrada entre os dias 24 e 25 de Dezembro, por ocasião da celebração do nascimento de Jesus. A segunda é uma comemoração laica celebrada em um clima muito mais primaveril do que o primeiro, o dia 21 de abril, data que de fato, nasce a cidade com Rômulo em 21 de abril de 753 a.C.

Natal em Roma

Entre os dois, o Natal cristão é o que todos nós esperamos.

De repente, chega todos os anos mais rápido do que nunca, começando em 8 de dezembro e permanecendo durante todo o período de comemorações, incluindo o réveillon até Epifania.

No dia da Imaculada Conceição, 8 de dezembro, o Papa vai até a Praça de Espanha onde leva flores aos pés da estátua de Nossa Senhora, que fica no topo da coluna em frente à igreja de Trinità dei Monti.  

Uma tradição profundamente adorada pelas famílias romanas, tanto que todo ano as pessoas se reúnem ao pé da coluna, antes que a procissão de várias confrarias comecem a fazer orações pelas ruas laterais e a praça.

A chegada do Papa deixando seu tributo de flores ao pé da coluna marca definitivamente o início das celebrações de Natal em Roma.

Natal em Roma

Uma das primeiras etapas dos visitantes a Roma é sem dúvida o Vaticano. Nas vésperas a Missa do Galo, uma das mais esperadas, bem como a mensagem pastoral do Papa na manhã do dia 25, em frente a enorme multidão da Praça de São Pedro. No centro da grande colunata berniani, um presépio de tamanho natural continua a tradição inspirada nos escritos dos Evangelhos de Mateus e Lucas.

Como Aproveitar e Ideias para Passar o Natal em Roma

Ao lado, a árvore de Natal que parece tocar o obelisco do Vaticano, uma das mais antigas de Roma e provavelmente tão antiga quanto a própria cidade (40 metros de altura, e tem origem egípcia antes de chegar em Roma, em 37 a. C. ele já tinha estado em Alexandria, Egito e Heliopolis, Cairo, de onde vem, provavelmente).

As igrejas de Roma se preparam para sediar os presépios mais elaborados, em miniatura ou de tamanho natural, todos representando os monumentos que mais se destacaram na Natividade. Visitá-los em tempo de Natal é ainda mais interessante, não só do ponto de vista religioso, mas também de arte e cultura.

Natal em Roma

Aos apaixonados aconselha-se não perder a Piazza del Popolo, onde você pode visitar diferentes monumentos e exposições relacionadas com a tradição cristã.

A primeira é a Sala de Bramante, na Via D’Annunzio, um tempo era sede de estudos do grande arquiteto do renascimento desde 1976.

Acolhe centenas de presépios de todo o mundo, obras de artistas e artesãos, peças de arte de museus e coleções particulares de muitas nações e países diferentes.

Desde os clássicos presépios napolitanos do séc. XVII e XVIII, o domínio da Sicília e Puglia, passando pelas tradições lígure do séc. XVIII e técnicas desenvolvidas no séc. XIX por artistas e artesãos de todo o mundo, todos em uma mostra na Exposição Internacional de 100 Presépios de Roma, aberta a partir de 25 de novembro até o domingo após a Epifania).

Segue a Capela da Natividade da Basílica de Santa Maria del Popolo, construída pelo Cardeal Domenico Della Rovere e localizada no corredor do lado direito da igreja. Além de admirar as grandes obras de arte presentes (com obras de Rafael, Caravaggio, Bernini e vários outros), você também pode apreciar o grande afresco na parede do altar, “Adoração do Menino com São Jerônimo” de Pinturicchio, um dos maiores artistas do Renascimento italiano.

Os mercados de Natal em Roma não têm fim. Embora a tradição seja típica do norte da Europa – Roma é de fato conhecida principalmente pelo seus mercados locais, entre tantos, Porta Portese e Campo de Fiori – já há alguns anos, até mesmo os mercados romanos não deixam de ser apreciados.

Natal em Roma

Da Piazza Navona é um dos mais conhecidos: se começa a montar as barraquinhas 8 de dezembro, dia da Imaculada, e dura até 06 de janeiro. Você vai encontrar um monte de brinquedos (incluindo artesanato), presentes e uma grande variedade de decorações de Natal.

O que não falta são as barracas de comida, onde você pode comer crepes, piadina (um sanduíche no pão achatado) ou o algodão doce colorido habitual. As ruas próximas e os cantos da praça estão cheios de incríveis artistas de rua.

Natal em Roma

A Piazza Navona não é o único mercado de Natal organizado em Roma, de fato, inúmeras praças e ruas da cidade nesta época do ano que se enfeitam para atrair turistas, curiosos e visitantes.

O mercado de Natal na Piazza Re di Roma, por exemplo, é outro ponto de encontro seguro, também porque de bom grado redescobre tradições do Aventino nos países do Norte da Europa.

Falando de gastronomia, a cozinha romana natalina tem raízes antiquíssimas. Começamos com o Pangiallo e com Nociata, dois dos doces mais típicos da antiga cozinha popular, o que favoreceu os sabores fortes da terra, agricultura e pastorícia.

Natal em Roma

Na véspera de Natal não era o costume de comer a carne e a refeição se concentrava em pratos como a Stracciatella Romana (caldo de galinha com ovos batidos e queijo parmesão).

Especialmente, muitos pratos com alcachofras: a Romana (coração da alcachofra  cozinhado em banho-maria com hortelã e salsa), a giudia (cortados e lavados de uma forma especial e, em seguida, frito em uma panela) e vários omeletes.

As sopas eram igualmente abundantes, especialmente aquelas à base de grão de bico e temperado com alho e alecrim (hoje enriquecido com  pecorino romano e anchovas).

Natal em Roma

Ao escolher para comer em Roma se nota quase todos os restaurantes a sopa all’arzilla, um prato de véspera de Natal, preparado com brócolis, pimentão vermelho, macarrão quebrado, tomate e queijo ralado.

O que não falta nunca é Coda alla vaccinara, o prato de rabo de boi, outro prato que consiste de rabada, cozido e servido com legumes e um molho agridoce, preparados com aipo cozido, passas, pinhões e ralado de chocolate escuro.

Outro prato típico é o abbacchio, o leitão de cordeiro salteado no alho, presunto em pedaços pequenos e cozidos com alecrim, vinagre, sal e pimenta.

Acompanhando tudo isso com o vinho romano para celebrar o Natal em Roma, se prefere o Mulsum, um vinho antigo que uma vez servia como aperitivo (no Império Romano, ao momento do chamado “Gustatio”) uma mistura de vinho e mel (ou também aromatizado com mirra ou murta).

Tudo o que resta para organizar o seu Natal em Roma é ficar de olho nos numerosos eventos na cidade: o Palácio da Música Auditório, o Teatro Olímpico com o Concerto de Natal da Filarmônica Romana, a Orquestra do Conservatório de Santa Cecília e o Coro das Vozes Brancas de Don Milani de Roma são eventos imperdíveis.

Natal em Roma

Um conselho: enquanto se tenta descobrir quem será o cantor romano que irá apresentar em um show nos dias 25 a 31 de dezembro, não perca a pista de patins no gelo, bem como o carrossel colorido de vintage e o mercadinho de Natal no Parque da Música (até 6 de janeiro).

Bom Natal a todos. Bom Natal em Roma

Transfer em Roma Especializado

Para que você faça este passeio sem correria e não perca nenhum ponto turístico italiano, nós sugerimos a contratação de um motorista particular que também servirá como guia durante todo o passeio. Nossos transfers operam de acordo com a sua necessidade, para transferí-lo ao seu destino especificado. Os veículos podem ser de qualquer tipo e tamanho, dependendo do número de pessoas. Podemos atender a viajantes individuais ou grupos para desbravar esta cidade maravilhosa!

Natal em Roma

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Roma

Viajar para Roma Dicas Lugares Incomuns para Visitar na Cidade Eterna

Viajar Para Roma – Lugares Incríveis com Dicas & Conselhos

Como Aproveitar e Ideias para Seu Natal em Roma

Passeios Roma – Visitas Subterrâneos e os Seus Mistérios

Viagem Roma Antiga Caminhando pelo Fórum Romano

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Veneza

Passeio de Gôndola em Veneza – Tour Privativo e Itinerários

Passeios em Veneza – Descubra a Cidade mais Romântica do Mundo

Como Descobrir os Melhores e Luxuosos Hotéis em Veneza

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Costa Amalfitana

Conheça os Melhores Hotéis em Positano de Luxo na Costa Amalfitana

Costa Amalfitana Dicas – Passeio De Um Dia em Positano e Ravello

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Itália

Roteiro Viagem Itália – 10 Maravilhas Arquitetônicas Italianas para Visitar

Tour pela Itália – Descobrindo o Vêneto em Cidades Medievais

Ecoturismo na Itália – Confira as 10 melhores Trilhas para Caminhada

Excursão Para Itália Dicas Fim de Semana: 10 Destinos de Norte a Sul

Viagem Para a Itália – Dicas de Praias, Gastronomia e Arte

Viagem Pela Itália – Descubra 10 Lugares e Atrações Imperdíveis

Conheça as 5 Ilhas da Itália mais Fascinantes Para se Visitar

Roteiro de Viagem Itália – Conheça Lugares Imperdíveis Visitando Grutas

Passeios na Itália – Imperdível Roteiro na Região da Emilia Romagna

Natal na Itália – Os Mais Famosos Mercadinhos no Período Natalício

Cinque Terre Dicas de Viagem e Turismo Em Um Dia

Os Melhores Hotéis em Milão incluindo Luxo & Spa

 

Roteiros e Dicas de Viagem para Toscana

Dicas de Como Encontrar os Melhores Hotéis em Florença

Toscana Viagem – Arquitetura e História Etrusca: Arezzo e Cortona

Viagem Para Toscana – Val d’Orcia no Momento dos Girassóis

Turismo em Florença –  Conheça a Capital da Toscana na Itália

Viagem a Toscana – Passeios Exclusivos com Roteiro Incrível




Resorts 300x250